segunda-feira, julho 10, 2006

O que comi este fim de semana


Esse fim de semana fiz umas receitas muito boas. Passei o fim de semana em casa e caprichei. Fui à feira de peixes e mariscos do Mucuripe e lá vinha chegando uma jangada de peixe com uns poucos camarões enormes do mar. Deu quase 1 kg. Comprei todos por R$ 15,00.

Camarão à moda mediterranea

1 Kg de camarão grande descascado(tem que ser grande)
1 Kg de tomate grande e maduro
2 cebolas médias picadas
6 dentes de alho grande
manjericão e alecrim frescos
azeitonas sem caroço picadas
alcaparras
queijo ralado
azeite de oliva
suco de 1 limão
sal e pimenta do reino

Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e limão. Em uma frigideira refogue o alho e quando estiver dourado, refogue por 3 minutos os camarões, reserve.
Em uma panela refogue em azeite as cebolas, mais um pouco de alho e quando estiverem dourados acrescente os tomates e deixe refogar.
Em um processador passe o alecrim, o manjericão e as alcaparras em um pouco de azeite e acrescente ao molho. Misture tudo. Por fim junte os camarões e as azeitonas e o queijo ralado.
Sirva com qualquer massa. Regue tudo com um fio generoso de azeite.

Fica um sabor tipico da região mediterranea. Inigualável!


Fui no Pão de Açucar no domingo e encontrei uma promoção de pernil de porco com couro e tudo. Adoro um pernil de porco e resolvi faze-lo ao forno.


Pernil no uisque


1,5 Kg de pernil de porco
1 copo americano de uisque
pimenta do reino
6 dentes de alho
alecrim freco
5 folhas de louro
2 limões
1 gengibre ralado
sal grosso

Ponha o pernil em um refratário e faça o segunite: fure o pernil com uma faca. Em cada furo enfie folhas e ramos de alecrim até entrar na carne. Entre a carne enfie também as folhas de louro. polvilhe o pernil com pimenta do reino e gengibre ralado. Esfregue com as mãos. Esprema os limões por cima e por ultimo jogue o uisque e deixe marinar por 5 horas na geladeira.
Acenda o forno e deixe aquecer. Tire o pernil da geladeira e esprema os alhos por cima. Por ultimo jogue sal grosso à gosto e leve ao forno até dourar a carne.

Sirva com legumes cozidos salteados na manteiga com erva-doce fresca em abundância e arroz. Erva-doce fresca tem em qualquer supermercado de médio porte. Não use as sementes de erva-doce que usamos para chá.

É absolutamente sensacional!!! Delicioso mesmo.


Nenhum comentário: