terça-feira, novembro 28, 2006

Polarização divide a Venezuela



É epoca de eleições na Venezuela. A tensão antes das eleições presidenciais de 3 de dezembro é perceptível em todos os lugares.

Caracas é um caldeirão efervescente de emoções!

Parentes que não se falam mais, amigos que não querem mais falar com outros. Tudo isso por causa da divisão ideológica que Hugo Chavez acabou promovendo entre a população venezuelana.

“Já ouvi falar de pessoas que enlouquecem quando você menciona o presidente. Eles o odeiam absolutamente nessas zonas de classe média”, diz um apoiador de Chávez.

“São esses malditos marginais novamente”, afirma um motorista que odeia Chávez. “Eles estão sempre incomodando.”

Na medida em que a Venezuela se beneficia dos altos preços internacionais do petróleo, casas luxuosas e blocos de apartamentos surgem nos bairros mais ricos da capital.

Há listas de espera para carros novos e a demanda por jatos privados teve uma explosão, evocando memórias da bonança do petróleo dos anos 70.

Mas críticos dizem que enquanto a economia está crescendo rapidamente e há muito dinheiro extra, investimentos de médio e longo prazo são raros.

A verdade é que há uma polarização cada vez mais crescente na Venezuela. A Venezuela está tão dividida que agora praticamente opositores e partidários de Chávez estão morando separados! E as eleições ainda são no dia 3 de dezembro.

Imaginem se Hugo Chávez não ganhar no voto popular...

Fonte: BBC

Nenhum comentário: