sexta-feira, abril 17, 2009

Fortaleza tem ´vazios urbanos´

Imagem: José Leomar



Por que Fortaleza ´vazios urbanos´?
Segundo pesquisador da PUC-Campinas, Capital está cheia de áreas vazias porque existe processo de segregação social.
Depois de um sobrevôo por Fortaleza, a afirmação é a seguinte: “O que chamou muito a atenção foi a quantidade de espaços livres particulares, como terrenos sem construção nenhuma, deixando uma urbanização superesparsa. Há muitos espaços vazios, sem aproveitamento”. Foram essas as palavras do pesquisador Jonathas Magalhães, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), durante mais um Colóquio sobre a Paisagem, que termina hoje, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Para Magalhães, a Capital está assim, cheia de vazios, porque existe, como em todo o País, um processo de segregação social. Isso, acrescentou, tem feito com que muitas pessoas passem a morar na periferia, que é, como o próprio conceito mostra, a região mais afastada do centro urbano. Em geral, carente em infra-estrutura e serviços urbanos, e que abriga os setores de baixa renda da população. Na avaliação do pesquisador, é muito mais difícil trabalhar espaços livres quando se tem desigualdades sociais como essa.

A exemplo do que está acontecendo em Fortaleza, oficinas já foram e vão ser desenvolvidas em muitas outras regiões do País. Sorocaba, Curitiba, Belém e Rio de Janeiro são alguns dos exemplos de cidades que já sediaram a oficina.

Leia tudo aqui

Nenhum comentário: