terça-feira, julho 21, 2009

As "Sete Novas Maravilhas da Natureza"


Deu no Terra:

Foram anunciados nesta terça-feira, em Zurique, os 28 finalistas que competem pelo título de uma das "Sete Novas Maravilhas da Natureza". Um júri de notáveis fez a primeira seleção. Agora, a votação é popular e pode ser feita pela internet, assim como ocorreu com as Sete Novas Maravilhas do Mundo. O anúncio dos vencedores será feito em 2011.

A escolha é organizada pelo aventureiro suíço Bernard Weber, que espera que mais de 1 bilhão de pessoas participem da votação. "Esta campanha deve contribuir para a valorização do meio-ambiente, e não apenas em nosso país, mas em todo o mundo", disse Weber à agência AP.

Os 28 finalistas foram selecionados por especialistas, entre os 77 candidatos eleitos em uma rodada de votação anterior. Inicialmente, foram apontados 261 marcos em diversos países. A escolha levou em consideração o equilíbrio geográfico, a diversidade e a importância para a vida humana.

O Brasil conta com dois participantes. Divide com a Argentina a nomeação das Cataratas do Iguaçu e com Venezuela, Suriname, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Colômbia e Bolívia a indicação da Amazônia.

Entre os indicados estão ainda o Mar Morto (Israel, Palestina, Jordânia), a Floresta Negra (Alemanha), Galápagos (Equador), Angel Falls (Venezuela), Cliffs of Moher (Irlanda), Grand Canyon (EUA), a Grande Barreira de Corais (Austrália e Papua Nova Guiné), Kilimanjaro (Tanzânia), Komodo (Indonésia), Ilhas Maldivas, Matterhorn/Cervino (Suíça), Table Mountain (África do Sul), Uluru (Austrália) e o Vesúvio (Itália).

A lista completa está disponível no site oficial: www.vote7.com/n7w/nature/finalists.

Nenhum comentário: