quarta-feira, julho 15, 2009

Receitas simples

Gosto de fazer receitas simples. Já disse várias vezes e repito. Tenho amigos e leitores do blog que ficam me cobrando receitas que faço lá em casa porque são simples de fazer e gostosas. Algumas podem ser feitas até por quem tem pouco conhecimento de culinária. Basta ter boa mão, gostar de cozinhar, criatividade e ter um pouco de coerência ao misturar ingredientes.

Uma das coisas que mais gosto de cozinhar e comer é camarão. Aqui em Fortaleza, o camarão está barato demais. Ontem fui ao Mucuripe e comprei camarão rosa de mar graúdo fresco, por R$ 15,00 o quilo.


Imagem: Luisa Alexandra



Camarão rosa graúdo com molho de azeite e alho

Cheguei em casa e separei os maiores. Descasquei-os e pus um pouco de sal e pimenta do reino. Amassei 2 dentes de alho e em uma frigideira derramei um pouco do azeite Gallo extravirgem Colheita ao Luar (excelente) e deixei assar um pouco o alho antes de por os camarões. É preciso cuidado ao fritar ou cozinhar camarão rosa, por isso, como eram grandes, deixei frita-los por apenas 4 minutos. Por ultimo pus um pouco mais de azeite para criar um caldo e comi os camarões como entrada com o caldo que ficou na frigideira por cima. Maravilhoso!



Bucattini com camarão e molho de tomate fresco

1/2 Kg de camarão rosa
300 gr de bucattini grano duro
2 tomates maduros
1/4 de dente de alho
oregano
Sal e pimenta do reino
um pouco de açucar para o molho de tomate
azeite extravirgem


Tempere os camarões descascados com sal e pimenta do reino.

Cozinhe o macarrão e escorra. Descasque os tomates maduros e ponha em um liquidificador. Ponha o 1/4 de alho, um pouco de água, oregano, sal, azeite e açucar e bata tudo. Prove para ver o sabor.

Em uma firigideira com azeite, frite por apenas 2 minutos os camarões. Acrescente o molho de tomate caseiro feito na hora e deixe mais 1 minuto. Sirva imediatamente por cima do bucattini.

Absolutamente maravilhoso os sabores do tomate fresco, da erva, dos camarões e do azeite. Muito bom mesmo!

Nenhum comentário: