terça-feira, março 20, 2007

O que comi na segunda parte de minhas férias


A segunda perta de minhas férias foram 6 dias e 5 noites entre Quixaba e Canoa Quebrada. Dormíamos em Quixaba, em uma casa em cima de uma falésia com vista total para o mar (e que mar), com direito à jangadas e tudo o mais.


Passavamos o dia nas praias e à noite (umas 22:00 hs.) íamos pra Canoa e só voltavámos lá pelas... Sei lá que horas eu voltava.


Quixaba é uma vila de pescadores de camarão. Se você falar em camarão de cativeiro por lá... É melhor não falar. Lá só mesmo camarão do mar e grande!


O camarão do mar (rosa ou da outra especie) são grandes, saborosos, não diminuem ao cozinhar e custam entre R$ 12 e R$ 15, dependendo de quem você comprar.


Acho que comi uns 6 quilos nestes dias por lá. Vejam o que comi (e cozinhei):


1º dia:
Almoço: Spaguetti de Camarão com Tomate Pelado e Manjericão. Receita clássica e bem mediterranea. Ideal pra uma praia por ser bem leve!


Jantar: Camarão ao Natural com uma cervejinha geladissima. Faça uma maionese ou outro molho e vá metendo os camarões e comendo. Divino!!


2º dia:
Almoço: Arroz de Camarão. Receita de minha esposa que eu adoro e que é clássica aqui no Ceará. Leva camarão, tomate, pimentão verde, cebola, alho, manteiga, leite de coco, alecrim e caldo de peixe. Comemos isso também no jantar! É maravilhoso!!


3º dia:
Almoço: Risoto de Camarão à Napolitana - Receita com muito tomate-cajá (parecido com o tomate italiano) e extrato de tomate com oregano e queijo. Diferente e maravilhoso.


Jantar: Omelete de Camarão feito com ovo de pata. O ovo de pata é forte, mas a receita é leve e deliciosa.


4º dia:
Almoço: Peixada de Ariacó com Pirão e Arroz Branco. Receita mais tradicional não existe. O peixe foi comprado na jangada na hora que ele chegou do mar. Fresquissimo!!!


Jantar: Arroz de Peixe. Feito com as sobras da peixada do almoço. Tudo de bom e leve para aguentar a noitada em Canoa.


5º dia:
Almoço: Guarajuba ao Forno com tomate pelado e alho. Peixe comum em Quixaba (eu não conhecia) e temperado com alho, ervas e limão.


Jantar: Linguine (massa parecida com talharim) com Camarão na Manteiga de Ervas. Receita que faço aproveitando minhas manteigas temperadas. Usei a manteiga de ervas para fritar levemente o camarão e depois reguei a massa com essa mistura e pronto, delicia pura!!! Simples de fazer e muito gostoso!!


Chegando em casa, ainda fiz um Risoto de Carneiro com o resto de um carneiro ao molho que tinha e ficou delicioso.


Comi e bebi muito bem mesmo!!!
Amanhã conto o que comi em Canoa Quebrada e que me marcou!!

Nenhum comentário: