terça-feira, março 13, 2007

Somos lideres, mas ainda falta muito para fornecermos ao mundo




Com essa visita de George Bush ao Brasil e a crise climática global, os projetos e soluções de energia e combustíveis alternativos vieram mesmo à tona.



Nesse aspecto o Brasil é inegavelmente líder na tecnologia em Etanol e Biodiesel. Líder porque vem investindo nessas tecnologias há mais tempo. Líder porque nosso etanol tem como fonte a cana-de-açucar que é disparado a melhor matéria-prima (além de mais limpa e barata que a de beterraba e a de milho) e líder por causa de nosso clima propicio para o plantio de mamona e cana.



Mas calma! Para chegarmos à condição de exportador e principal fornecedor mundial, ainda falta muito, mas muito mesmo.



Ivestimento em pesquisa, em infra-estrutura e a disposição para substituir pastos (somos um dos maiores exportadores de carne também) em plantio de cana-de açucar. Isso leva anos e anos.


Somos os líderes em tecnologia e podemos aproveitar essa maré e arranjar um parceiro como os EUA, mas fazendo bons contratos com ampla vantagem para nós que somos os líderes.



No momento o que produzimos é o bastante só para o consumo interno e sujeito á crises de entresafra. Mas se soubermos valorizae o momento teremos uma vantagem enorme se viermos à crescer o que pretedemos em um futuro próximo!

Nenhum comentário: