terça-feira, março 13, 2007

Um cearense inventou o BioDiesel



Mas infelizmente, o que eu não costumo ler muito em sites e blogs do Ceará, é que o BioDiesel por outro lado é criação e invenção nossa e de um cearense, o Engº Quimico Expedito Parente.




No final de 1977, ele estava em seu sitio perto de Fortaleza e pensou uma idéia: por que eu não junto oleo vegetal (extraído da Mamona) e junto ao alcool e vejo no que dá. B I N G O!!! Deu mesmo no BioDiesel.




Em apenas 1 semana, o novissimo combustível já fazia funcionar um motor em um dos laboratório de Engenharia Quimica da UFC, onde Expedito era um de seus professores.




O sucesso foi tanto que ele pantentou e na epoca houve uma serie de tentativas de tocar pra frente o Projeto. Teve até festa com Ministro e tudo aqui. Mas esfriou e Expedito ficou extremamente chateado, pois ele sabia que boas idéias tem de ser postas em prática e logo! E a idéia ficou meio que esquecida durante uns 30 anos.




Em 1990 (por força de Lei) prescreveu a patente do BioDiesel e ela virou de dominio público.




Expedito, de grande capacidade técnica e um cientista de mão-cheia, não querendo abandonar seu Brasil e seu Ceará, tem clientes no mundo inteiro, inclusive a Boeing e a NASA, os dois querem investir em biocombustíveis para suas aeronaves, ele ainda mora aqui.



Mas justiça seja feita, hoje ele recebe (não se sabe quanto mas deve ser satisfatório, não poderia ser diferente) e está muito feliz com tudo, a sua invenção pode se transformar em uma das maiores revoluções do Séc XXI. É esperar pra ver!



Segundo Expedito Parente: "Infelizmente, as autoridades brasileiras não enxergaram os nossos propósitos na época, achavam que era loucura. Todo mundo pensava que era um sonho. Até me chamaram de poeta da tecnologia.



O Brasil perdeu o bonde da História. Na época, fomos visitados por todas as empresas de motores da Alemanha, dos Estados Unidos, da França.



Tudo começou aqui. E agora está voltando. O Brasil enfim está enxergando essa tecnologia e acredito que não tem mais recuo. O biodiesel é um programa que vai emplacar no Brasil. " Que imbecis!! Talvez hoje fossemos a Arábia Saudita dos combustíveis alternativos!!


Para saber mais: Plataforma Nacional do BioDiesel por Expedito Parente




Nenhum comentário: