quinta-feira, janeiro 17, 2008

Big Brother


O jornal The Times publicou uma reportagem anunciando que a Microsoft estaria criando um software que, associado a sensores sem fio, seria capaz de monitorar, à distância, o ritmo cardíaco, a temperatura do corpo, os movimentos das pálpebras, a expressão facial e a pressão sangüínea de um trabalhador.

O Escritório de Patentes dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira o fato noticiado pelo jornal, detalhando que a patente foi registrada em dezembro de 2007, um ano e meio após a Microsoft apresentar a proposta. Segundo o escritório, é possível que a tecnologia seja autorizada para uso dentro de um ano.

Este tipo de tecnologia que permite monitoramento à distância de sinais vitais só tem sido usado até agora em pilotos e astronautas da NASA, a agência espacial americana, afirmou o jornal, e seria a primeira vez que uma empresa investiria em algum software com estas capacidades.

Os sensores do computador projetado pela Microsoft poderiam ler "o ritmo cardíaco, o comportamento galvânico da pele, os impulsos cerebrais, expressões faciais e a pressão sangüínea". Da mesma forma o software seria capaz de "detectar automaticamente a frustração e o estresse do usuário" e, quando necessário, "encaminhar ajuda".


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: