terça-feira, janeiro 22, 2008

O que comi nesse fim de semana - parte 2

Não sei se vocês perceberam, não sou muito de cozinhar frango, mas um franguinho bem feito tem o seu valor. Além de saudável é gostoso e nutritivo.

Fim de semana de casamentos, o melhor foi dar um sabor diferente ao estomago, com um bom franguinho. Receitas do fim de semana:


Comprei um frango de 2,5 Kg e minha esposa, que cozinha muito bem e sabe fazer frango como ninguem, fez um procedimento que além de render, produz carne de frango para fazer muita coisa.

Ela parte o frango em pedaços (sem pele alguma), tempera tudo com ervas, alhos, louros, vinho branco, cabelas e pimentas (de leve) e pôes para cozinhar na pressão.

Quando tudo está cozido, ela deixa esfriar, côa e desfia o frango todo. Dá muita carne desfiada e aí a gente parte pras receitas: sanduiches, salgados, patês, massas, risotos e muita coisa que a criatividade permita.

Fizemos o seguinte:


Sabado:

Frango desfiado e refogado com risoto
(receita de minha mãe)

Um pouco de frango desfiado
Cebola picada
Pimentão verde picado
Pimentão vermelho picado
2 cenouras raladas
Cheiro verde (coentro e cebolinha) picados
2 colheres de sopa de mostarda
Sal e pimenta do reino

Refogue a cebola e os pimentões em azeite até amolecer (não precisa cozinhar, deixe crocante), acrescente a cenoura ralada e refogue mais uns 3 minutos, ponha então o frango e a mostarda e deixe refogar mais uns 5 ou 6 minutos. Prove antes de pôr o sal. Ponha amostarda e depois acrescente o cheiro verde.

Para o risoto, faça a receita tradicional utilizando o caldo do cozimento do frango.


Domingo:






Penne com frango


1 Pct de penne rigate
Frango desfiado e um pouco do caldo do cozimento do frango
300 ml de molho de tomate
Azeitonas verdes picadas
Champignons picados
Ervas de sua preferencia (usei manjericão fresco)

Cozinhe a massa e escorra.

Misture em uma panela todos os ingredientes e deixe ferver. Depois é só misturar com a massa. Pronto, sirva imediatamente com um queijo para polvilhar e azeite para regar.


Maravilha!!!!

Nenhum comentário: