sexta-feira, janeiro 30, 2009

O comunismo havia falido. Agora é a vez do capitalismo?

Ouvi do Arnaldo Jabor afirmação de que depois da falência do comunismo como o conhecíamos, agora é a vez do capitalismo, como o conhecemos, também falir.

Até aí eu até chego a concordar em parte, só não concordo quando ele falou que sabe que os esquerdistas de plantão vão ficar bradando aos quatro ventos aquele velho chavão: Nós não dissemos? Nós falamos!


E aí Inácio, que você acha disso?

Um comentário:

Inácio Carvalho disse...

meu caro amigo Adeodato, veja só que coincidência, sem saber a opinião do Jabor, fiz uma postagem no Do Carvalho sobre essa questão das crises do capitalismo e do marxismo, sendo está uma das insuficiências da experiencia socialita que acabaram levando a sua debacle.
segue abaixo o que falei e quem desejar ode ler mais coisas no blog:

"Depois que desabaram a experiência socialista na União Soviética e o Muro de Berlim, os comunistas tiveram mesmo que enfiar a cara em tudo que foi feito até então pra ver mesmo o que foi que houve e se dava pra manter alta a defesa de uma nova sociedade capaz de superar a barbárie capitalista que já num tem mesmo nada a oferecer pra humanidade. Se alguém ainda tinha alguma dúvida é só dar uma espiada com atenção nessa crise capitalista que tá abalando meio mundo por aí. Só pra lembrar, dessa vez a coisa pegou foi no coração da superpotência e se alastrou mundo afora. Pelo visto, o barco pode até num afundar dessa vez, e sei que não afundará, mas o estrago vai ser grande. Até nos Estados Unidos tudo que é estudioso de economia e política foi catar na obra clássica de Marx e Engels, algumas respostas prumas perguntas que eles tão se fazendo.

O PCdoB num é o dono da verdade, muito pelo contrário, quer mesmo é aprender mais, mas há muito tempo vem debatendo os novos caminhos do socialismo e tá com a mente aberta para fugir dum problema brabo mesmo que foi, e de certo modo continua sendo, a má influência do dogmatismo. Mente fechada num leva ninguém pra frente e os comunistas do Brasil deixaram isso claro desde seu 8o. Congresso, que aconteceu em 1992 e tinha como lema, "O tempo não para, o Socialismo vive" (Dizer isso quando quase todo mundo perdeu o rumo era mesmo ficar fora da ordem mundial). Lembro perfeitamente do informe apresentado por João Amazonas onde ele fazia uma avaliação bastante rigorosa da experiência socialista que tinha desabado há menos de dois anos. Ele falava claramente num "enrigecimento da teoria marxista" e na necessidade de superação da crise do marxismo. Muita gente fala besteira por aí sobre o socialismo, sobre coisas que já foram muito analisadas e criticadas profundamente pelos próprios comunistas. Pois o PCdoB continua estudando muito e pra isso realizou mais uma atividade importante com o objetivo de debater principalmente as dificuldades e insuficiências da teoria marxista e os enormes desafios dos comunistas, das forças progressistas e da própria humanidade para dar um largo passo e construir uma nova sociedade, uma sociedade que de fato possa ser chamada de sociedade mais humana."