quarta-feira, janeiro 28, 2009

Udon: leve e saboroso

Imagem: Importfood



Se tem uma massa que eu adoro é o udon, um macarrão leve e saboroso. Tem uma preparação fácil e rápida, já que ele cozinha em pouco tempo. Eu gosto dele porque combina massa com ingredientes tipicamente orientais.

Encontrei no site Depósito de Receitas Damasco:


Udon à moda oriental (como se udon não fosse oriental)


500g de macarrão udon
4 colheres (sopa) de gergelim
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
4 talos de cebolinha


Cozinhe o macarrão udon em água e sal até ficar al dente. Enquanto isso, toste o gergelim numa frigideira anti-aderente até começar a estalar (mexa sempre e tenha cuidado para não queimar). Pique as cebolinhas. Misture o mel, o shoyu, o óleo de gergelim e o vinagre. Quando o macarrão estiver cozido, escorra e ponha numa bacia com água e gelo. Escorra novamente e junte a mistura líquida. Mexa, salpique com a cebolinha e o gergelim tostado e mexa novamente. Se necessário, acerte o sal. Sirva morno ou frio.

Mas a receita tradicional, que já fiz várias vezes em casa, é essa abaixo:


Kitsune Udon

100 ml de shoyu (molho de soja)
100 ml de água
30 ml de sake culinário
40g de açúcar
40 g de hondashi (peixe serra ou bonito em pó)
5 g de Aji No Moto (opcional)
250 ml de dashi
100g de udon
¼ de maço de cebolinha verde

Lave bem a cebolinha e corte em rodelas e reserve. Numa panela coloque o shoyu, a água, o sake, o hondashi, o sal , o açúcar e o aji no moto (opcional) e leve a fervura. Assim que o molho levantar fervura, cozinhe o macarrão udon ao dente e tempere com aji no moto. Por fim acrescente as cebolinhas em rodelas.

Geralmente vem a receita tradiconal na embalagem do udon. Na marca que eu costumo comprar (vende no Pão de Açucar, mas não lembro a marca). Na receita que costumo fazer, não tinha o sakê e ficava delicoso.

O udon é o tipo de receita rápida e leve, muito bom pra fazer naquela fome de 10 da noite, quando você tá assistindo um DVD. A digestão é rápida.

Nenhum comentário: