quinta-feira, janeiro 29, 2009

O que fazer com Cesare Battisti?


Imagem: Libertacesare

Meu amigo de Fé, meu irmão, camarada, Inácio Carvalho, comunista convicto, me escreveu reclamando quando eu chamei há poucos dias Cesare Battisti de "mala sem alça". Cesare Battisti se transformou numa "mala sem alça" ao levar o Brasil a uma crise diplomática com a Itália. Mas há algumas considerações a fazer:

1- Cesare foi asilado político na França e a Itália nem por isso pressionou a França;
2- Existem fortes indícios de que no seu julgamento na Itália houveram fraudes;
3- No final da década de 70, a Itália vivia o que eles chamavam "Strategia de la tensione" , que nada mais era do que "os anos de chumbo deles", executada pelo governo italiano, o que levou o Governo italiano a fazer uma verdadeira "caça as bruxas";
4- Cesare participou de um dos 100 grupos armados de esquerda na Itália, grupos estes que cometeram uma serie de atentados e outros crimes, portanto Cesare não era nenhum santo;
5- O Brasil já tomou sua decisão e não deve voltar atrás, já que se formos ceder a todas as pressões estaremos jogando ao espaço nossa autonomia como Nação;
6- Não apareceu ainda (pelo menos para mim) uma versão considerada autentica do caso, portanto fica sempre uma versão para cada lado, e provavelmente, nenhuma diz inteiramente a verdade.
7- O Primeiro Ministro da Itália, Silvio Berlusconi, também não é nenhum santo e já enfrentou vários processos e acusações, mas tem dinheiro e poder.


Agora só nos resta ficar do lado de nosso País e defender a decisão do Ministro Tarso Genro, já que a decisão já foi tomada. Não devemos ceder as pressões da Itália. Entre o Brasil e a Itália, fico com o Brasil mesmo.

Um comentário:

Inácio Carvalho disse...

Meu querido Adeodato, amigo de sempre, (estamos nos devendo um almoço, aliás acabo de chegar de um almoço/jantar num restaurante grego de Sampa chamado Acropolis, que vc ia curtir muito)eu lhe agradeço muito a atençao em responder publicamente ao meu comentario sobre o Cesare Battisti, tema que tem prevalece neste blog que leio diariamente.Gostaria apenas de fazer algumas observaçoes sobre este episodio.
Sobre as questoes pontuais que vc tratou tenho a dizer que Battisti tentou permanecer na Italia e na Franca ate o momento em que suas possibilidades de defesa se esvairam, o que revela que as democracias europeias nao sao assim tao fortes como se imagina. Alias,em 1995, quando visitei meu irmao Ducito na Espanha, testemunhei a acao de um grupo de exterminadores chamado GAL, que atuava ao lado da Guarda Civil daquele pais para assassinar os membros da ETA, numa coisa muito parecida com a OBAN da ditaura militar brasileira. Democracia e liberdade nesses paises europeus é algo que merece uma boa reflexao, ainda mais se pensarmos que eles apoiam boa parte das acoes belicosas dos EUA em outros paises.
Vi a sua postagem de hoje sobre do membro da Procuradoria Italiana em que ele fala, mais uma vez sobre o caso. Eu lhe digo que nem conheco o caso a fundo, mas lembro que tive um amigo que foi militante da mesma organizacao politica, o PAC, que era um dos donos do Cais Bar, o Pino, que me falava que na Italia dos anos 70 havia uma guerra interna, muito parecida com o que vivemos no Brasil. E aí, meu caro amigo, nos sabemos como sao os julgamentos absolutamente parciais. Nesse sentido, fico com a ideia mais geral, de que havia uma luta politica muito forte e a questao concreta eh que Battisti enfrentou o governo italiano no plano politico e ainda hoje o estado italiano deseja sua punicao. Sendo asim eh infunda a tese do procurador de que Battisti era um crminoso comum. Neste caso o Brasil deve abrigar os perseguidos politicos, como eh a tradicao de nossa diplomacia. Lembro ate que fomos obrigados a aceitar o ditador Alfredo Stroesnner, mas o que fazer se ele foi considerado um perseguido politico?
Assim, meu caro amigo, a questao nao eh de santos ou demonios, o fato eh que houve sim uma luta politica que extrapolou para o enfrentamento armado e ainda hoje ha repercussoes. No Brasil, tenta-se manter o caso em evidencia para posicionar mal o governo Lula, e aih jah eh outro debate que tambem cabe uma bela discussao, mas o fato eh que jah eh a disputa de 2010 se evidenciando com forca. Esse eh dos temas que devo abordar muito quando voltar a postar no Do Carvalho, depois de minhas ferias.
Um forte abraco.

PS. perdoe-me os problemas de seinalizacao e pontuacao, mas eh que sou meio ruim num MAcBook, que esta disponivel neste instante.