quarta-feira, janeiro 21, 2009

E aí? Qual a temperatura de Bariloche em setembro?

Neve em Cerro Campanário - Bariloche - Patagônia Argentina



Olá, me caso dia 12 de setembro de 2009, e quero passar minha lua-de-mel em Bariloche. Ainda encontrarei neve? Esta foi uma mensagem que Dayane, do DF me enviou.

Dayane, casei no dia 09 de setembro e inicialmente estaria em Bariloche nesta data para comemorar meus 25 anos de casado. Bodas de Prata. Marquei viagem para 5 de setembro e me programei para estar em um restaurante de lá no dia 09. Mas tudo mudou...

Até o ano 2006, os melhores meses para se ter o prazer de ver neve caindo nas ruas de Bariloche eram julho, agosto e setembro. Mas agora tudo mudou. Nem sei se por conta desta estória de aquecimento global.

Mudei a minha data por indicação de quem tinha ido em julho, remarquei para o inicio de agosto minha viagem. Viajei no dia 11. Quando cheguei lá, só começou a nevar em São Carlos de Bariloche no dia 14. Mas como faz parte dos passeios ir para as montanhas, lá caiu muita neve mesmo. Muita! Chegando a temperatura de -6º com sensação térmica de -10º.

Desde 2005 que a neve chega mais tarde. Em 2008, em julho que é o auge da alta estação, não caiu neve (que geralmente é muita mesmo) em Bariloche e os turistas brasileiros foram embora antes do tempo. A neve só veio chegar no dia 14 de agosto. bem atrasada. Oficialmente esta seria a temperatura de setembro: Setembro 18º na máxima e -10º na mínima.

Por isso Dayane comparando com 2008, eu diria que sua viagem vai ser um sucesso e você vai ver muita neve. Mas para tirar todas as dúvidas, consulte agências de turismo e os sites abaixo:

- http://www.mundobariloche.com.br/tempo_bariloche.php
- http://br.weather.com/weather/local/ARRN0116
- http://polemikos.com/?p=52
- http://www.mundobariloche.com.br/tempo_bariloche.php
- http://www.barilochepatagonia.info/portugues/
- http://www.bariloche.org/

Parabéns e curta bastante porque é tudo muito show!

11 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por me responder , estava um pouco preocupada.
Nunca fui á Argentina..será minha primeira vez. Espero aproveitar bastante!
Um grande abraço
Dayane - Brasília D.F

Anônimo disse...

Dayane, em setembro costuma ter bastante neve....como mencionado no comentário anterior, 2008 foi meio complicado, teve até vulcão no meio da história..etc....mas acredito que esse ano Bariloche promete.....Ah...passei minha lua de mel em estação de esqui também...recomendo...é muuito charmoso.....estou em dúvida se este ano vou para Vale Nevado, que não conheço, ou volto para Bariloche..que minha esposa (e eu também) é apaixonada....vai a dica de um site que faz pré-lançamentos de pacotes para Bariloche:www.pacotesbariloche.com.br.....eles sempre tem alguma coisa bem barata.......ok? Felicidades viu!

Anônimo disse...

Me chamo Daniel Sou de Belém-Pa. Me caso em 26 de set deste ano. Andei vendo os últimos forecasts e previsões adiantadas para argentina. Nada de neve nesta data. Vc acha mesmo que terá neve entre 26/09 e 5/10 ?

Obrigado

Anônimo disse...

Fui em Bariloche em 18/Set/2008(ficamos 10 dias)ainda tinha muita neve nas montanhas, mas não nevava na cidade, de dia dava pra ficar de camisa normal mas fazia frio, tipo uns 10 a 15 graus, quando caía a noite ia pra uns 5 graus, muito frio. Vimos muita neve nas montanhas e passeios. Uma dica, andar de esqui é muito chato e desconfortável, melhor gastar o dia com outros passeios mais legais(com 1 dia vc não vai aprender nada vai só perder tempo e dinheiro). Ônibus pro Cerro Catedral, Otto e Campanário tem direto, deixa na porta e custa 2 pesos. Fui com minha namorada e adoramos Cerro Tronador, Catedral e Cerro Bayo(lá nevou) fizemos vários passeios(de barco, carro, etc), acho que ir em setembro é a melhor época, ainda tem muita neve nos cerros, a cidade fica mais bonita e é melhor de fazer os passeios sem tanta neve e vento frio na cara... Melhor vc ir de ônibus para maioria dos passeios e alugar carro para ir pro Cerro Bayo na Villa Angustura, fizemos isso. Só vale a pena ir de excursão para Cerro Tronador. Tente ficar perto da rua Mitre.(henrique_fortaleza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Que besteira... vá esquiar sim!!!! 01 - Se você já andou de skate na vida, opte pelo snowboard... 02 – não fique nas pistas iniciantes, não tem visual nenhum! Suba pelo teleférico até a metade e na metade pegue outro ate o topo, desça por uma pista simples (se não me falha a memória, em Bariloche são as de marcação azul, a dificuldade é quase a mesma da pista de iniciantes na base do cerro) a diferença é que lá em cima o visual empolga! Tem pessoas esquiando, basta ver como eles fazem (espelhe-se em quem sabe não em quem somente cai). Evite descer da metade para a base nas pistas em meio ao bosque porque são estreitas e difíceis de manobrar, va pelas pistas largas (tem o mapa das pistas lá)... 03 – tente esquiar pela primeira vez em um dia ensolarado e sem vento e não nublado... 04 – mantenha-se seco na montanha, isto é fundamental! Use uma roupa térmica (meia, calça e camisa de manga comprida) por baixo da calça impermeável e da jaqueta (coloque uma blusa intermediaria entre a camisa e a jaqueta) use luvas impermeáveis, gorro, e óculos escuros em dia de sol, amarelo em dia nublado, pare de vez em quando nos bares da metade do cerro para se esquentar e se secar e também para tomar alguma coisa quente, compre um cachecol apropriado que é uma espécie de luva de pescoço que se veste como se fosse uma camiseta sem mangas para se proteger no vento.

05 – Este esporte, não combina com pessoas sem fôlego e sedentárias... va para a academia um mês antes e treine bastante as pernas e abdominais.

06 – faça um aquecimento e alongamento antes de esquiar.

07 – Das duas uma, ou você se apaixonara pelo esporte logo de cara, ou volta ano que vem mais bem preparado e tenta novamente.

Boa Viagem e um abraço
Maurício 37 anos 1:75 – 90 kg, esquiador a 4 anos.

Unknown disse...

é estou confiante nessa sua explanação, estavamos, eu e minha família, com passagens compradas para dia 05 de agosto deste ano, porém com essa gripe...estou remarcando amanha para a ida no dia 03 de setembro, estou com medo de nao ter mais neve, porém ando pesquisando, inclusive no seu blog, que as estaçoes acabaram de abrir dia 06 de julho, onde já deveriam estar abertas desde 20 de junho. O que vc acha desta nova data para esquiar?

Anônimo disse...

Olá,sou português,ao contrário do que muitos brasileiros pensam,portugal tambem tem neve no inverno,inclusivé,temos uma estancia de esqui com neve natural todos os invernos,a estancia está aberta entre dezembro até março,façam uma pesquisa no youtube em "estancia de esqui serra da estrela" ou então "estancia de esqui vodafone" ou "Estancia de esqui loriga" são três maneiras diferentes de falar da mesma estancia de esqui,façam tambem uma pesquisa no youtube "neve serra da estrela " ou neve portugal" e assim terão uma ideia da muita neve que cai em portugal nos nossos invernos,as cidades com neve são bragança,vila real,guarda,covilhã,e o parque natural da serra da estrela (onde se encontra a estancia de esqui),se quiserem mais informações escrevam para o meu email jomafrca@hotmail.com

MICHELES disse...

Oi, também estou muito afim de ir a Bariloche em setembro, estive lá no verão, passei o reveillon, mas não havia neve é claro, a não ser nas montanhas, depois fui até el calafate e ushuaia, muito linda a patagônia, acredito que vale muito a pena sim ir em qualquer época do ano pois é lindo demais, quero voltar sempre, villa la angostura, san martin de los andes, lugares mágicos, e o caminho para o cerro tronador uma visão inesquecível, RECOMENDO a todos e se alguém souber algum pacote no mês de setembro por favor se possível comunicar, grata desde já.
ps: só de falar do lugar já me deixa com vontade de estar lá novamente.

Daniele Villela disse...

Olá! Também estou querendo ir pra Bariloche em Setembro de 2010 passar lua de mel. Vi algumas matérias falando que setembro não dá mais para esquiar e só tem neve nas montanhas... Depois que vi os posts deste blog me animei novamente. Será que este ano setembro será uma boa época para ir para Bariloche? Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Qual a temperatura em maio?