BMW abandonada em estacionamento do aeroporto de Dubai. Imagem: Autozine
Mais de 3 mil carros estão parados no estacionamento do aeroporto de Dubai, abandonados por estrangeiros que fugiram endividados (e que de fato podem ser presos se não pagarem suas contas).
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Sofia, uma francesa de 34 anos, mudou-se para cá há um ano para trabalhar em propaganda. Bastante confiante no rápido crescimento econômico de Dubai, ela comprou um apartamento por quase US$ 300 mil, com um financiamento de 15 anos.
Agora, assim como muitos outros trabalhadores estrangeiros - que somam 90% da população daqui -, ela foi demitida e enfrenta a possibilidade de ser obrigada a deixar a cidade no Golfo Pérsico, ou algo pior."Tenho muito medo do que pode acontecer, porque eu comprei um imóvel aqui", disse Sofia, que pediu para que seu sobrenome não fosse divulgado uma vez que ainda está procurando um novo emprego. "Se eu não puder pagar, disseram que posso ir parar na prisão por inadimplência".
Com a economia de Dubai em queda livre, os jornais informaram que mais de 3 mil carros estão parados no estacionamento do aeroporto de Dubai, abandonados por estrangeiros que fugiram endividados (e que de fato podem ser presos se não pagarem suas contas). Alguns teriam deixado seus cartões de crédito com limites estourados dentro dos veículos e bilhetes de desculpas fixados nos para-brisas.
O governo diz que o número real é bem menor. Mas as histórias contêm pelo menos um pouco de verdade: aqui, os desempregados perdem o visto de trabalho e precisam sair do país dentro de um mês. Isso consequentemente reduz o consumo, deixa imóveis vazios e diminui os preços no mercado imobiliário, causando uma espiral decrescente que deixou partes de Dubai - que já foi aclamada como a superpotência econômica do Oriente Médio - parecendo uma cidade fantasma
Leia a impressionante matéria, completa, aqui
Um comentário:
Este é o perigo de investir a carreira em um país onde a estabilidade no emprego não é garantida.
Postar um comentário