segunda-feira, fevereiro 16, 2009

A Copa de 2014 e o cenário político

Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins abraçando Ricardo Teixeira presidente da CBF


Interessante matéria de autoria de Érico Firmo. da Redação do Jornal O Povo:

A Copa de 2014, no Brasil, será não apenas o maior acontecimento esportivo da história do País. Será, também, um momento sem precedentes em termos de projeção política para os personagens envolvidos.

As autoridades locais não demonstram mais qualquer dúvida de que Fortaleza será confirmada como uma das subsedes. Dos atuais chefes do Executivo federal, estadual e municipal diretamente relacionados à possível Copa em Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) é o único com possibilidade de permanecer no cargo até lá. Os atuais mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da prefeita Luizianne Lins (PT) se encerram em 2010 e 2012, respectivamente, e eles, já reeleitos, não têm possibilidade de concorrer a um novo mandato. Já Cid tem possibilidade de ser reeleito.

No entanto, diferentemente do que ocorrerá com o governador - caso ainda esteja no cargo entre junho e julho de 2014, quando a Copa deverá ser disputada - tanto Lula quanto Luizianne poderão ser candidatos nas eleições que ocorrerão logo após o Mundial. O presidente poderá, por exemplo, tentar retornar à Presidência. A prefeita terá possibilidade de concorrer ao Governo ou ao Senado. E o próprio Cid, caso seja reeleito no próximo ano, estará, em meados de 2014, envolvido na sua própria sucessão.

O que é certo é que, nos mais de cinco anos que faltam até a competição, o cenário político de Fortaleza, do Ceará e do Brasil serão outros. A mudança de comando que necessariamente haverá nos planos federal e municipal levarão ao surgimento de novos personagens - hoje, não há sucessores naturais.

Leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário: