quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Vírus em pen drives. Como ter cuidados?


Interessante artigo, de autoria de Altieres Rohr, que fala sobre os cuidados que devemos ter com nossos pen drives, um dos maiores vetores de contágio de pragas virtuais, hoje em dia:

As pragas digitais que infectam pen drives utilizam o recurso de “Autorun” para serem executadas no exato instante em que o dispositivo for espetado no computador.

Esse é o mesmo recurso que permite que CDs abram programas de instalação no momento em que você insere o disco no leitor de CDs do seu PC. Como o Autorun não está restrito a CDs, qualquer dispositivo que resulte em um novo “drive” em meu computador -- incluindo câmeras digitais e discos rígidos portáteis -- podem ser “infectados” com um Autorun malicioso.

Seguindo as dicas do Fernando Panissi, colunista do G1, você pode desativar o Autorun por completo. Isso significa que nenhum pen drive infectado poderá instalar uma praga digital em seu PC, a não ser que você execute manualmente o Autorun e/ou o programa infectado. Por outro lado, você também terá de executar programas de instalação de CD-ROMs manualmente.

Uma alternativa é segurar a tecla Shift enquanto conecta o dispositivo USB. Isso impedirá que o Autorun seja executado. Então você poderá abrir o pen drive pelo “Meu computador” e acessar seus arquivos sem problema, ou mesmo executar o antivírus para desinfectar o dispositivo. Note que, se você estiver com o Autorun desativado, segurar o Shift fará com que ele seja executado, então não use as duas dicas juntas.

Mas cuidado: você não deve dar dois cliques no ícone do pen drive! Isso pode fazer com que o Autorun seja executado e você será infectada. Em vez disso, selecione o drive pela barra de endereços no topo do Windows Explorer. Depois de acessar seus arquivos, você pode formatar o pen drive para limpá-lo de vez.


Nenhum comentário: