segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Oitenta e cinco parlamentares mentiram em declarações de bens ao TSE

Deu agora no Último Segundo:

Uma semana após o DEM decidir desfiliar o deputado deputado federal Edmar Moreira (MG), entre outras razões, porque o parlamentar mineiro teria omitido um castelo de sua declaração de bens, o projeto Excelências, da Transparência Brasil, ONG dedicada ao combate à corrupção, revela que outros partidos também possuem em seus quadros pelos menos 85 parlamentares que mentiram em suas declarações de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que doaram às suas campanhas mais do que declararam ter.

Nas eleições municipais do ano passado, 782 parlamentares das principais Casas legislativas do País foram candidatos e ao mesmo tempo doadores. Como foram candidatos, esses políticos tiveram de fornecer à Justiça Eleitoral as suas declarações de bens.

Ao comparar a declaração patrimonial e doações eleitorais, a Transparência Brasil detectou que quatro deputados federais, oito deputados estaduais e 73 vereadores disseram ter feito doações superiores ao patrimônio declarado. No quadro completo também é possível visualizar os dados sobre todos os parlamentares doadores.

De acordo com o levantamento da Transparência Brasil, o DEM, partido de Edmar Moreira, tem em seus quadros quatro vereadores de capitais que fizeram doações superiores a sua declarações de bens. Nesta mesma situação estão outros partidos. O PMDB tem seis vereadores de capitais e dois deputados estaduais (um do Ceará e um do Pará). O PT tem um deputado estadual por Pernambuco e oito vereadores de capitais. O PSDB conta com dois deputados estaduais (um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul) e quatro vereadores de capitais.

Já tá aparecendo "os outros"!

Nenhum comentário: