O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o perfil da Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos e da Educação Profissional no Brasil nesta sexta-feira. Os dados do IBGE mostram que os problemas financeiros são uma das principais causas de abandono dos cursos de qualificação profissional.
Segundo a pesquisa, 2,4 milhões de pessoas não concluíram os cursos, ou seja, 10,2% dos que frequentaram. Do total de abandonos, 25,5% alegaram que problemas financeiros eram o empecilho para concluir o curso.
Outro fator que influenciou muitas desistências foi a insatisfação com o curso, 18,7% dos frequentadores. Além disso, incapacidade de acompanhar (10,1%), o local do curso (7,4%), problemas familiares (7,0%), problemas de saúde (4,1%) e conteúdo incompatível com o merdado de trabalho (1,3%) também foram motivos para abandonos.
A pesquisa mostra que 45,5% dos alunos que fazem uma qualificação profissional procuram cursos de informática. Outra área de bastante destaque é a de comércio e gestão, que reuniu, em 2007, 11,5% do total de pessoas que procuravam os cursos.
Leia tudo aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário