terça-feira, maio 19, 2009

Quase impossível, mas nossos parlamentares conseguem...

Tá lá no Último Segundo:

A verba dita “indenizatória” é um mecanismo segundo o qual o parlamentar usa o próprio dinheiro para despesas em tese ligadas à atividade legislativa e posteriormente reivindica ressarcimento por tais gastos. Na Câmara dos Deputados, o teto para o ressarcimento é de R$ 90 mil por semestre. Segundo pesquisa feita pelo projeto Excelências, da Transparência Brasil, 360 deputados federais (ou seja, 70%) gastaram exatamente o teto em pelo menos um semestre desde 2007.

De acordo com o levantamento, desses 360 parlamentares, 59 acertaram o teto nos quatro semestres de 2007 e 2008. A probabilidade de um deputado qualquer apresentar notas fiscais que somem precisamente o montante máximo num único semestre é de cerca de 0,0002%, ou seja, dois décimos-milésimos por cento.

A probabilidade de bater o teto da verba em todos os quatro semestres é de aproximadamente 1 para 1021 (ou seja, 1 seguido de 21 zeros). Isso é quase o número de estrelas que existem no universo observável, que é de cerca de 1023. Isso para um único deputado.

Segundo a pesquisa, para que o 'fenômeno' se repita simultaneamente em quatro semestres seguidos para 59 deputados, a chance de que isso seja obra do acaso resulta inferior a 1 para 1084, um número que é dez mil vezes maior do que a quantidade de átomos do universo (cerca de 1080).

A Transparência Brasil destaca ainda que embora seja impossível afirmar taxativamente que todos esses casos configurem má-intenção por parte dos deputados em questão, "semelhante coincidência seria cosmicamente improvável para o conjunto deles".

Acreditem, em se tratando de suas Excelências, tudo é possível. Tudo mesmo!

Nenhum comentário: