quarta-feira, maio 20, 2009

Fortaleza é a 7ª cidade em eventos internacionais


Ranking divulgado pela ICCA aponta Fortaleza como a sétima cidade brasileira que mais sediou eventos internacionais. Imagem: Denise Mustafá

No ano passado, Fortaleza recebeu cinco eventos internacionais. À primeira vista pode parecer pouco, mas foi o suficiente para colocar a cidade na 7ª posição do ranking do País, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). Em 2006 e 2007, a capital cearense sequer aparecia no levantamento.´Evento são bem vindos. Fortaleza é um destino predominantemente de lazer, afetado pela sazonalidade. Então eles movimentam a baixa temporada´, afirma Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE). Segundo ele, cada congresso realizado chancela a capacidade do Estado de sediar eventos internacionais.

Fortaleza acompanhou a evolução do Brasil, que passou do 8º para o 7º lugar entre os países que abrigaram eventos internacionais. Foram 254 congressos e convenções dentro dos critérios da ICCA (eventos itinerantes, com periodicidade fixa e no mínimo 50 participantes), contra 209 em 2007. O Brasil foi o primeiro país latino-americano a figurar no Top 100 da associação, em 2006.

O ranking nacional é liderado por São Paulo, pela segunda vez consecutiva a cidade das Américas que mais recebeu eventos internacionais (75), saltando da 23ª para a 12ª posição na lista mundial. Rio de Janeiro (41 eventos), Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador (13), Brasília (11), Belo Horizonte (10), Florianópolis, Recife (7) e Campinas (5) são as outras cidades brasileiras que figuram na lista da ICCA.


Leia tudo aqui


Nenhum comentário: