quinta-feira, maio 28, 2009

Bom, bonito e de graça

Objetos recolhidos do lixo londrino


Tá lá escrito no London Talk:



Ao chegar em Londres e ver todo o tipo de eletrônico, mobílias e roupas no lixo, jogados na rua e ainda com um aviso escrito "FUNCIONANDO" ou "POR FAVOR, PEGUE", fiquei abismada.

Depois, a cena virou rotina e tenho que confessar que usei durante muitos anos uma dessas televisões de 42 polegadas que encontrei num desses lixões. Sem contar a vez que encontrei 700 discos de vinil de 7", que ficaram novinhos depois de um bom banho na banheira.

Por isso, quando descobri que algumas pessoas, em vez de jogarem as coisas no lixo, colocam em sites da internet para trocar ou simplesmente doar o que não querem mais, não fiquei tão surpresa, apesar de ter achado a ideia genial.

Um desses sites é o gumtree, que tem versões locais em diversas cidades além de Londres. Ali dá pra encontrar casas para alugar, coisas para vender, vagas de emprego e até os músicos que faltam para montar uma banda. Mas é na seção Freebies (Brindes, em tradução livre) que dá para escolher as coisas de graça. Hoje, por exemplo, as ofertas incluem um corte de cabelo, um colchão de casal, dois monitores de computador, uma impressora com cartuchos, entre outras coisas.

Outra opção para quem está disposto a procurar coisas de graça pela internet é o site freecycle. A diferença é que neste você pode procurar as coisas por bairro, o que facilita na hora de buscar o que você escolheu. Recentemente, uma amiga pegou um armário que custava, novo, cerca de 700 libras (R$2,1 mil) na loja.


Em época de crise, a ideia de encontrar coisas úteis e de qualidade de graça já é muito inteligente. Se além disso, você levar em consideração que quem está doando também está reciclando e não jogando fora o que não quer mais, a ideia fica ainda melhor.


Leia mais em O luxo do lixo

Nenhum comentário: