quarta-feira, agosto 19, 2009

Direito de ir e vir sem ser incomodado


Deu no O Povo:

Até o final do mês, ainda são permitidos no local os mais de 500 ambulantes que vendem artesanato. A Prefeitura afirma que eles serão transferidos para pólos específicos que ainda serão definidos.

Os fiscais da Secretaria Executiva Regional (SER) II ainda guardam o calçadão. Mas a fiscalização do comércio da avenida Beira Mar, que teve um início rigoroso no dia 27 de julho, voltou a tolerar parte dos ambulantes que vendiam sem permissão no local, pelo menos até o final de agosto.

Maria Doralice Cavalcante, 63, caminha três vezes por semana por lá e não entendeu nada. “Só começaram e não terminaram. Ninguém consegue andar aqui, é camelô, é bicicleta, é skatista”, reclamava.
A chefe do Distrito de Meio Ambiente da SER II, Mércia Albuquerque, explica que as ações de ordenamento do comércio na Beira Mar foram divididas. A primeira etapa, já concluída, conseguiu tirar de vez vendedores de produtos industrializados e de “origem duvidosa”, os importados. “Esses nós eliminamos de cara. Deixamos quem vendia artesanato na mão”, afirma Mércia.

A SER II teria uma lista com 547 ambulantes nesse perfil. O novo prazo de tolerância durará, segundo a Prefeitura, até 30 de agosto, quando os artesãos devem ser realocados em dois outros pontos de comércio, discutidos com o Sindicato dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará (Siara).

Esse é realmente um assunto muito polêmico. De um lado pais de família tentando ganhar o velho "pão de cada dia" e do outro nós cearenses e os turistas, simples usuários daquele lindo espaço, que querem ter o direito de ir e vir sem obstáculos e sem serem incomodados. Acho que um espaço só para eles pode resolver todos os problemas.

Nenhum comentário: