quinta-feira, agosto 13, 2009



O blog do jornalista Flávio Aguiar divulga uma notícia interessante, que ele chama de “bomba relógio”: no dia 31 de dezembro de 2015, os direitos autorais do livro “Minha luta” (Mein Kampf, em alemão), de Adolf Hitler, cairão em domínio público.

A partir da data, qualquer um poderá editar ou traduzir o livro. Segundo Aguiar, o temor é que “haja um festival de edições por parte da extrema-direita e de grupos anti-semitas”. O livro, em dois volumes, escrito entre 1925 e 1926, “conta a formação e a trajetória política do próprio Hitler e o ideário do Partido Nazista”.

Os direitos autorais do livro pertencem ao Estado da Baviera, que sempre se recusou a reeditá-lo ou a permitir novas edições.

Em seu blog, Flávio Aguiar mostra a trajetória do livro e outras curiosidades, como a existência de uma edição brasileira de 1936, da editora Globo, de Porto Alegre.

Eu tinha um desses livros, começei a ler e nunca terminei e nem pretendia terminar. Comprei em uma banca de revistas da Praça do Ferreira e Fortaleza. Procurei em toda parte por este livro e só encontrei lá. Já era raro na época. Acabei vendendo a um excelente preço para um amigo.


Nenhum comentário: