sexta-feira, agosto 14, 2009

Esse é o relógio

O astronauta Edwin “Buzz” Aldrin com o seu Omega Speedmaster. À direita um close do relógio utilizado pelo astronauta Edgar Mitchell durante o vôo da Apolo 14, a terceira missão à pousar na Lua. Imagem: Nasa


Em 20 de julho de 1969 não pousaram apenas três pessoas sobre a Lua, mas também relógios suíços.

Quando o astronauta Edwin "Buzz" Aldrin colocava seus pés na superfície lunar, como segundo homem, no seu pulso estava um reluzente Omega Speedmaster.

O primeiro, Neil Armstrong, também tinha o seu, mas decidiu no último minuto deixá-lo no módulo lunar como substituto para um relógio interno que estava tendo problemas de funcionamento.

Mas para que necessitavam os astronautas de relógios? "Por questões psicológicas. Uma vez na Lua, eles estariam fazendo para os astronautas uma ligação com a casa, a Terra", explica Stephen Urquhart, diretor da Omega e jovem assessor de imprensa do fabricante suíço em 1969, ao jornal Tagesanzeiger.

Durante os vários testes de qualidade feitos pela Nasa, a Omega conseguiu bater as marcas americanas. Por isso ela é até hoje a fornecedora oficial de relógios para a agência espacial americana. Até hoje já foram 118 missões espaciais, além de duas expedições polares e várias outras aventuras. Até mesmo os famosos 14 segundos até a entrada na atmosfera terrestre pela Apolo 13 foram cronometrados por um Speedmaster.


Nenhum comentário: