terça-feira, agosto 11, 2009

Receitas simples

Imagem: Sofisticado


Todos os anos divido o Dia dos Pais com o aniversário de minha esposa, que é no dia 10 de agosto, ou de meu filho, que é dia 09 de agosto. Desta vez coincidiu com o do meu filho. Foi ele então que escolheu o menu do almoço de domingo e adivinhem o que ele escolheu? Bife a rolê. Nada de sofisticado, mas era o sabor que ele queria. Minha esposa faz um dos melhores bifes a rolê que já comi. Foi tudo ótimo. Vejam como foi:

Não há muito segredo no bife a rolê a não ser os ingredientes. O resto é feito desde os tempos de nossos avós. Quando eu era criança, se fazia lá em casa com toucinho e cenoura, hoje fazemos com bacon, cenoura e outro legume como vagem, por exemplo.

Minha esposa tem uns segredinhos que fazem do seu bife a rolê uma maravilha da culinária. Dão um toque especial ao sabor:
Primeiro ela pega uma peça de 700 grs. de coxão mole e faz vários pequenos bifes. Marina os bifes em alho, tomilho, sal, pimenta calabresa, pimenta branca moída, pimenta do reino moída, 1 cerveja long neck e deixa na geladeira por pelo menos umas 3 horas.
Depois ela corta os pedaços de bacon e de cenoura do tamanho certo dos bifes. Pega os bifes e os enrola com cuidado. Espeta todos com palitos e reserva.
Em uma panela, ela bota o caldo da marinada, um pouco de água, molho de tomate (ela usou um caseiro que temos sempre na geladeira), pimentão verde picado, 2 cebolas grandes picadas, alho porró picado, cebolinha picada e 3 dentes de alho amassados e mais um pouco de tomilho (cuidado com o tomilho).
Ela deixa então cozinhar até que os bifes fiquem macios, quase desfiando. O molho fica bem encorpado e numa textura maravilhosa.
Comemos tudo com um arroz de abobora com ervas fantástico, tudo regado a azeite extravirgem e uma cervejinha gelada, já que no Dia dos Pais eu mereço né?

Nenhum comentário: