quinta-feira, setembro 20, 2007

O sumiço das linguas


Metade das cerca de sete mil línguas faladas hoje em todo o mundo deve sumir até o final do século, em alguns casos à velocidade aproximada de uma extinção a cada 14 dias. A estimativa catastrófica é resultado de uma pesquisa financiada pela National Geographic Society, em Washington, que apontou as cinco regiões do planeta onde há mais idiomas ameaçados de extinção. Uma das zonas de risco é Rondônia.


"As línguas estão passando por uma crise global de extinção, que excede enormemente o ritmo das extinções de espécies", declarou o lingüista David Harrison, do Instituto Línguas Vivas. Ele e seu colega Gregory Anderson viajaram pelo planeta inteiro ao longo de quatro anos para entrevistar e gravar os últimos falantes de alguns dos idiomas e dialetos mais ameaçados.


As regiões mais críticas são Sibéria Oriental, Norte da Austrália, Centro da América do Sul, Oklahoma e litoral Noroeste do Pacífico nos Estados Unidos e Canadá. O sumiço das línguas têm ocorrido tanto por morte das pequenas populações que ainda as falam quanto pelo simples desuso delas.


Fonte: OPovo

Nenhum comentário: