sexta-feira, setembro 14, 2007

África: um continente em agonia


hoje 350 mil pessoas estão em estado eminente de inanição. A África é o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o segundo continente mais extenso (atrás da Ásia). Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 800 milhões de habitantes, representando cerca de um sétimo da população do mundo.


Fatos Históricos * Século VII - Os árabes invadem o norte da África implantam sua religião, cultura e língua. * Século XI - Comerciantes persas, árabes e indianos começam o negócio com escravos em toda costa leste da África. * Século XV - Navios portugueses, britânicos e espanhóis chegam à costa da África para capturar escravos, até meados do século XVIII. * 1652 - Navio alemães chegam ao Cabo da Boa Esperança na África do Sul. * 1880 - As potências européias começam a penetrar no interior da África. * 1890 - As potências européias estabelecem colônias com dominação no continente, divido arbitrariamente. * 1950 a 1980 - Crescem os movimentos pró-independência em todos os países africanos. * Em 1993 - Termina o regime do Apartheid na África do Sul.


Informações Gerais * População 924,5 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento de 2,1% ao ano é a maior taxa de crescimento do mundo segundo o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). * Total de línguas e dialetos falados 2.110. A Bíblia está traduzida em 130 línguas, o Novo Testamento encontra-se traduzidos para 237 línguas e porções das Escrituras em 250 línguas. * Número de países 53, sendo 6 na África Setentrional e 47 na África Subsaariana. Fatos bíblicos sobre África * Moisés casou com uma africana (Ex 12:1) * Jesus quando criança se refugiou no Egito (Mt 2: 13). * Um africano de Cirene ajudou a Jesus carregar a cruz (Mc 15:21). * Filipe evangeliza um ministro etíope e o batiza em águas (At 8:27). * Línguas africanas foram ouvidas em Jerusalém no pentecostes (At 2:9-12). * Segundo a tradição Mateus missionário na Etiópia. * Nos tempos modernos o evangelho chega a África com George Schmidt em 1737. * Grandes missionários Robert Moffat, David Livingstone.


África um Continente em agonia 1 - Agonia Política * A desagregação ética; Introduzida pelas antigas nações colonizadoras que dividiram o continente, que não respeitaram as raízes étnicas dos diferentes povos primitivos. * A violação cultural dos povos; Os colonizadores impuseram sua cultura e seus costumes, quando ali chegaram para comercializar mercadorias e traficar escravos, até os cristãos trouxeram o evangelho, mas também, cultura, língua e costume de seu país de origem. * A fragilidade das instituições; A falta da educação e de hegemonia política entre as diversas tribos fez com uma rivalidade sem precedente crescesse entre os diversos povos ali estabelecidos. * A instabilidade política; O orgulho pessoal, disputas tribais seculares, ressentimento profundo entre as etnias e o desejo do poder, faz com que a África, seja palco de constantes movimentos de golpe e contra golpes ao longo dos anos. * Partilha das nações colonialistas.


Visando interesse próprio sem levar em consideração a composição étnica, costume e cultura, as nações poderosas do mundo de então dividiram o continente africano considerando apenas seus interesses políticos, comercias e estratégicos. 2 - As duas Áfricas * África Setentrional - Seis países aqui têm características físicas e humanas semelhantes às nações do Oriente Médio. Seu clima desértico e a região majoritariamente ocupada, desde o século VII, por povos árabes, que difundiram o islamismo, a língua e cultura árabes.


A porção mais Ocidental dessa sub-região, conhecida pelo nome de Magreb (que significa "poente" na língua árabe), compreende Marrocos, Argélia e Tunísia. Os outros três países são Líbia, Egito e Dijibuti. * África Subsaariana - É bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra. São 47 países situados abaixo do deserto do Saara. Essa região concentra alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta, somados a guerras civis, que opõem diversos grupos étnicos e ciclos de golpes e contragolpes de Estado. 3- Agonia Social * Fome e miséria e dor; Problemas climáticos, guerras civis, golpes sucessivos, tem ao longo de décadas imposto a população menos favorecida, criando bolsões de miséria em vários países do continente. Nigéria (1967/1968) a guerra civil e o colapso econômico matam mais de dois milhões de fome. Sudão uma cruel combinação de seca e guerra civil ameaça matar de fome 2,6 milhões de pessoas, hoje 350 mil pessoas estão em estado eminente de inanição.


O critério para receber ajuda das entidades humanitárias era a seguinte, só recebe alimento a criança de estiver com peso 70% abaixo do peso normal. Subnutrição são registrados na Eritréia (73%), República Democrática do Gongo (72%) e no Burundi (67%) * Doenças e morte e desespero; Estima-se que nesta década, 6 milhões de crianças estejam contaminados com o vírus IDV. O país de maior incidência da doença é o Zimbabue (25,84), no ano 2000 calcula-se em 600 mil o número de órfãos no país Os dez países mais atingidos pela doença no mundo são: Zimbabwe, Botswana, Namíbia, Zâmbia, Suazilândia, Malaui, Moçambique, África do Sul Ruanda e Quênia. Nessa região vivem mais de 60% dos portadores de HIV do mundo em 2006. No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), dos 31 países que têm IDH considerados baixo, 28 estão na África Subsaariana.


Pr. Anísio do Nascimento

Nenhum comentário: