sexta-feira, setembro 28, 2007

Brasil, um país sem "cerebros"?

Alguem sabe aí o que é o Índice Global de Talentos (IGT)?

Elaborado pelas consultorias Economist Intelligence Unit (EIU), de Londres, e Heidrick & Struggles, de Chicago, o IGT é o indice responsável por medir a capacidade de um país de formar ou atrair jovens talentosos e criativos em relação a outros países, ou seja, os cerebros de um país.

No Brasil, o potencial brasileiro de produzir ou atrair profissionais talentosos nos próximos cinco anos, deve cair da 23ª posição em 2007 para a 25ª em 2012.




CRITÉRIOS
Foram sete os critérios: qualidade da educação obrigatória, das universidades de negócios, dos incentivos para jovens talentosos, mobilidade e abertura do mercado de trabalho, crescimento demográfico, propensão a atrair investimentos externos e a atrair novos talentos.



RANKING

Os Estados Unidos, primeiros no ranking, devem manter sua posição como o país que mais forma ou atrai talentos em 2012, seguido pela Grã-Bretanha, que deve superar a Holanda como o país europeu mais bem posicionado no ranking.

A Argentina ficou na 17ª posição e o México, na 21ª; daqui a cinco anos, devem trocar de lugar, com os mexicanos subindo para a 19ª e a Argentina caindo para a 21ª, projetaram os consultores.

Já a Índia deve permanecer na 10ª posição, graças ao crescimento populacional, mobilidade da força de trabalho e flexibilidade trabalhista.




MOTIVOS DA QUEDA

As estatísticas mostraram que os gargalos na educação atrasarão a formação de novos talentos no Brasil. Dados da Unesco manuseados pelas consultorias apontam que o país tem uma relação ainda baixa de professores para alunos no ensino secundário.



O BRASIL ESTÁ ENTRE OS ULTIMOS NO RANKING MUNDIAL DE TALENTOS.

TAMBÉM, UM POVO QUE ELEGE OS GOVERNANTES E REPRESENTANTES QUE ESTÃO POR AÍ, NÃO PODE MESMO TER CEREBRO!!

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: