quinta-feira, outubro 09, 2008

O iPod já teve uma vida longa para começo de conversa


Stephen Wozniak, o descendente de poloneses que fundou a Apple junto com Steve Jobs, deu uma entrevista extremamente franca para o Daily Telegraph sobre o futuro da empresa e da indústria de tecnologia. Entre outras controversas declarações, ele prevê a morte do produto mais popular da Apple, o iPod.


" O iPod já teve uma vida longa para começo de conversa "


- O iPod já teve uma vida longa para começo de conversa. Aparelhos como esse, se você olha para o passado e lembra dos rádios transistores e do Walkman, eles tendem a morrer depois de um tempo. É como se todo mundo tivesse um deles, ou dois ou três. Você chega num ponto em que ele está em todo lugar, pode ser comprado por um preço muito baixo e não vende mais tanto assim - analisa ele.


Wozniak parou de trabalhar na Apple em fevereiro de 1987, doze anos depois de fundá-la. No entanto, ele continua como funcionário da empresa (e recebe por isso) e se relaciona com Steve Jobs, além de possuir ações da companhia.


Na última semana, em meio à crise que afeta a economia global, as ações da Apple despencaram quase 20 pontos percentuais depois que analistas afirmaram que a queda no consumo poderia prejudicar gravemente os lucros da empresa. Qual a opinião de Wozniak sobre o assunto? Para ele, a supervalorização da web 2.0 e das redes sociais pode levar a uma versão menos grave da quebra de empresas pontocom ocorrida entre 2000 e 2002.


- Está na hora de toda a indústria de informática baixar um pouco a bola. Por 20 anos nós estamos nesse mercado de reposição e atualização. É muito fácil postergar isso quando há problemas financeiros - alerta Woz.

Nenhum comentário: