quinta-feira, outubro 23, 2008

A hora é essa

Os casos de maus tratos a brasileiros nos aeroportos da Espanha e a extradição de jovens por medo de imigração ilegal é incompatível com a realidade do país. Um estudo da Empresa y Sociedad Foundation Business and Imigration, divulgado ontem, confirma que o envelhecimento da população espanhola irá obrigar o governo a recorrer à imigração para suprir a carência de mão-de-obra qualificada em idade laboral.

Segundo Rafael Puyol, vice-presidente do Instituto de Empresa Business School e membro daquele think tank, a Espanha precisará de 2 milhões de trabalhadores nos próximos 12 anos. Mesmo com a crise econômica e a recessão, o processo de envelhecimento obrigará o país a rever sua política de imigração – afirma Puyol. No entanto, como em todo o mundo, a questão será acentuada com a crise econômica e a recessão porque o processo seletivo tenderá a ser ainda maior.

“Este é um bom momento para fazer acordos políticos que irão preparar o caminho para um entendimento multipartidário sobre imigração”, acredita ele. Em sua opinião, um dos primeiros princípios sobre os quais deveriam se basear para a elaboração desta nova legislação sobre fluxos migratórios é o conhecido “efeito chamada”, quando os residentes legais recebem prioridade para convidar e receber parentes-imigrantes, imediatamente legalizados e aptos ao mercado de trabalho.

É verdade. A hora é essa.


Fonte: Blog do Jofe

Nenhum comentário: