sexta-feira, outubro 17, 2008

Os 3 de Angola


Como será passar cerca dois terços da sua vida trancado em uma caixa de 2 x 3 metros, vendo a luz do sol apenas uma hora por dia e mantendo um contato mínimo com outros seres humanos? Robert King Wilkerson, Albert Woodfox e Herman Wallace, conhecidos como “os 3 de Angola”, certamente têm uma boa resposta para esta pergunta. Ele foram mantidos em uma solitária por mais de 30 anos na Prisão Estadual de Lousiana, conhecida como Angola, em um dos casos mais brutais de desrespeito aos direitos humanos na história dos Estados Unidos. A história destes três homens mostra que o conceito por trás de Guantánamo tem raízes mais profundas do que se pode imaginar e a discussão sobre tortura e direitos dos prisioneiros já foi resolvida há muito tempo, ao menos por parte das autoridades penitenciarias da Lousiana.

Os “3 de Angola” foram para a prisão por razões diversas no começo dos anos 70. Eles, então, criaram em 1971 uma célula local dos Panteras Negras como uma forma de se defender e a outros prisioneiros, majoritariamente negros, das brutalidades freqüentes cometidas contra eles e para lutar por melhores condições prisionais, naquela que já havia sido chamada de “a prisão mais sanguinária do Sul dos Estados Unidos”.


Evidentemente o movimento não foi bem aceito pelas autoridades e administradores da prisão. Em 1972 Woodfox e Wallace foram mandados para a solitária acusados de ter assassinado um guarda da prisão. Wilkerson teve a mesma sorte, acusado por um outro assassinato, do qual nunca chegou a ser formalmente condenado. Os três homens ficaram literalmente esquecidos na solitária pelas décadas seguintes.


Eles foram “redescobertos” em 1997, quando sua espantosa história veio a público. Eles não apenas foram trancados em celas fechadas de 2 x 3 metros quadrados durante décadas, como as evidências mostravam que os crimes que motivaram seus confinamentos na solitária haviam sido claramente plantadas para calar suas vozes no começo dos anos 70. Logo começou um movimento pela retirada dos três do regime de solitária e para a revisão das acusações de assassinatos pelos quais haviam sido condenamos a penas de até 50 anos de prisão.



Leia a matéria obrigatória e completa aqui

Para saber mais sobre os 3 de Angola, clique em Angola 3



Nenhum comentário: