sexta-feira, outubro 17, 2008

Receitas para o fim de semana - Bife - À parmegiana



Parmegiana ou parmigiana não importa, o que importa mesmo é o sabor maravilhoso que essa invenção italiana nos proporciona.

Pode-se fazer com file mignon (é o ideal para essa receita), com carne de 1ª, file de frango e até com file de peixe (Robalo) eu vi na Argentina.


Na verdade o filé a parmegiana é uma variação do bife à milanesa, só que com muito molho de tomate e gratinado com queijo. Não se sabe quem inventou essa maravilha, mas é certo que a origem do nome do prato, se deve à utilização na Itália, do famoso queijo parmiggiano-reggiano em sua feitura.


Já comi vários em vários restaurantes e lá em casa também. O melhor de todos, que não esqueço nunca, é o do famoso e conhecido Restaurante Caravelle, em Fortaleza. Além de bem servido, o molho é o mesmo desde 1981, quando o comi pela primeira vez, lá.


Uma boa farinha de rosca, bons bifes de uma boa carne e um queijo de qualidade por cima é indispensável, mas o molho de tomate bem feito é o verdadeiro segredo do sucesso do prato.



Para fazer um bom Bife à Parmegiana, comece temperando os bifes (use uns 6 de file mignon) com um pouco de molho inglês, 2 alhos amassados, sal e um mix de pimentas (reino, branca e rosa) moídas na hora. Reserve.


Faça o molho de tomate de sua preferência e peneire.


Faça os bifes à milanesa (receita em post anterior) e arrume em um refratário para gratinar. Ponha fatias do queijo que você quiser por cima .


DICA: Use um oregano por cima do queijo na hora de gratinar.

Aqui no Ceará, serve-se o prato com purê de batatas e espaguete, mas prefiro com arroz.


Nenhum comentário: