segunda-feira, janeiro 05, 2009

Como matar a galinha dos ovos de ouro? O Ceará pode ensinar!

Imagem: Ceará Eco Esporte




Não adianta ficar falando bem das praias e belezas do Ceará. A verdadeira opinião tem que partir de quem visita. Recebi um e-mail do pessoal do blog Consciência, fazendo duras criticas a um dos péssimos hábitos de alguns desrespeitosos cearenses: o de dirigir carros 4x4 e buggys, nas praias em que se encontram os maiores fluxos de banhistas. Vejam o e-mail:


Como matar a galinha dos ovos de ouro? O Ceará pode ensinar.


Passei sete dias agora com a família no Beach Park (Porto das Dunas – Fortaleza) onde minha filha de 4 anos quase foi atropelada duas vezes entre seu baldinho na areia e o mar, deixando o pai com o coração disparado por bons minutos. A cena é constante e daria uma matéria bem relevante para a TV ou para uma revista de turismo.


Os buggys até que são poucos, mas o vai e vem na areia é principalmente por parte dos 4X4 e dos quadriciclos. Os 4X4 passam freqüentemente a 50-60 km/h e a 3-4 metros das cadeiras e sombrinhas. Muitos estacionam entre as cadeiras de praia e o mar tampando a vista de quem está ali sentado. Aí a turma desce do carrão para curtir aquele determinado pedaço de praia. Alguns são mais sofisticados: a turma desce e quem cuida de montar as cadeiras e o guarda sol é o motorista - e o carro continua roubando um pedaço da areia e da vista do mar. Os quadriciclos são mais intrigantes ainda, pois chegam a bater pega entre eles, e a maioria dos pilotos é de crianças e adolescentes menores de idade.


Além da sensação de insegurança, ainda tem o problema da feiúra, pois os condomínios, hotéis e resorts** fazem barricadas improvisadas para tentar inibir o fluxo de veículos e proteger os hóspedes. Não é uma medida eficaz e a praia ainda fica parecendo uma barreira para entrar em território israelense.


** Aliás, alguém um dia me explica o que é resort, pois no que ficamos hospedados só se disponibilizava 6 guardas-sóis na praia para 121 apartamentos.


Que os cearenses não entendam isso como crítica barata, mas uma lembrança para que cuidem melhor de suas praias e especialmente das vidas que ainda as freqüentam. Um cenário desse numa praia que tem como principal atrativo turismo para crianças (Aquapark), numa cidade em que o turismo é uma de suas galinhas dos ovos de ouro, parece que estão depenando essa galinha.


# Há cerca de dez anos, fiquei “chapado” ao levar uma buzinada de um buggy na praia de Jericoacoara -CE para sair da frente pois eu estava caminhando na sua rota habitual. Eu já estava pra lá das dunas. Esse foi bem civilizado. Pelo menos buzinou…


Concordo plenamente. É um absurdo sem tamanho e por Lei é proibido fazer isso. Mas aqui no Brasil Lei é pra ser burlada e não cumprida.


Governador, Secretário de Turismo e autoridades do trânsito. Cadê vocês?

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço a divulgação, o Ceará e o Brasil também devem agradecer

Ricardo Teixeira