sexta-feira, maio 08, 2009

ABRA O OLHO PARA A LISTA FECHADA ELEITOR!


Ultimamente tem se falado muito em Lista Fechada, mas afinal, o que é Lista Fechada mesmo?

O Brasil pratica o voto de Lista aberta, isto é, o eleitor escolhe seu candidato, baseado em sua consciência politica ou em 'benesses'. Até aí tudo bem, não fosse este sistema estar falhando em vários aspectos.

Por exemplo, em eleições proporcionais, você vota no candidadto que considera honesto (se é que ainda existe um) e acaba descobrindo que seu voto serviu para eleger um bandido qualquer, que você nem conhece. na verdade, o eleitor brasileiro acaba não tendo a menor idéia de quem foi eleito com o seu voto.

Só pra se ter uma idéia do absurdo, nas eleições de 2006, apenas 39 deputados federais, em todo o Brasil, atingiram o quociente eleitoral de seus estados. O resto, algo em torno de 474 se elegeram com votos da coligação e aquelas sobras eleitorais.

Mas agora a conversa é outra, depois de sucessivos escândalos, suas excelências estão com medo de não se reelegerem, pois as informações chegam mais rápido na cabeça dos eleitores brasileiros, e 2010 está bem aí. Aliás, desde as úlitmas eleições, o Brasil tem apresentado uma das mais altas taxas de renovação do mundo, em seu Congresso Nacional.

Agora vem esta conversa fiada de Lista Fechada. Não engula essa não meu amigo. É golpe certo!

E olha, confesso que pra 2010, o cara tem que merecer muito meu voto.


Leia mais aqui



Nenhum comentário: