terça-feira, maio 12, 2009

O mundo policial como você nunca viu


Estava explorando os arquivos do Universo Policial e me deparei com a sessão “Histórias Policiais“. Como era de se esperar, muitas crônicas instigantes, algumas parecem tão surreais que para quem não é policial só pode imaginar que isso seja fruto de uma mente muito criativa (até pela ressalva que o autor faz no final). Mas eu lhes garanto, o serviço policial por si só já fornece “inspiração” suficiente para escrever desde drama até comédia.

Para entender melhor o que estou falando, sugiro que leiam Caso de polícia. Na anedota percebemos que as pessoas imaginam que a polícia seja responsável por resolver todos os problemas do mundo. O dólar caiu! Chama a polícia! O gás acabou… Liga 190! E por aí vai. Calma, não vá se confundir. Nesses dois últimos exemplos eu exagerei, admito. Foi só uma brincadeira para reforçar o que estou dizendo, mas o causo abaixo eu ouvi de um delegado que disse ter vivido tal situação no período em que trabalhou em uma pequena comarca.

O trecho acima foi retirado do blog Diário de um Policial Militar, que é todo voltado para o tema. Não que assuntos policiais como uma visão de vida me interessem, mas os textos deste e de outros blogs feitos e alimentados por policiais, muitas vezes passando de um blogueiro policial responsável a outro, mostram uma realidade: 1- Existe sim um outro mundo povoado por eles e bandidos, com uma cultura própria; 2- São seres humanos que sentem raiva e medo acima de tudo, e tentam passar uma imagem de força; 3- Estes blogs tem como um dos principais objetivos expor toda a 'grita geral' contra o governo que os desvaloriza e da imprensa que os massacra, segundo eles mesmos.

Vale a pena dar uma navegada por alguns blogs policias e ficar atenado e compreender seu mundo, afinal é na mão deles que vive sua segurança.


Um comentário:

Anônimo disse...

SP 15 DE NOV 2009.
PROMOTOR DO GAECO DE SÃO PAULO ARTUR LEMOS JUNIOR NÃO CUMPRE ACORDO COM O EX INVESTIGADOR DE POLICIA CARLOS RAMIRO CUNHA BRAZ GOMES ATUALMENTE PRESO EM TREMEMBÉ SP POR TRAFICO DE DROGAS. SEGUNDO RAMIRO ARTUR TERIA LHE OFERECIDO DENUNCIAÇÃO PREMIADA PARA ASSINAR VARIOS DEPOIMENTOS CONTENDO CRIMES IMPUTADOS A 26 INVESTIGADORES DE POLICIA DE SÃO PAULO. RAMIRO CONTATOU SEUS ADVOGADOS PARA RECONHECER O ERRO DE FALSAS COMUNICAÇÕES DE CRIMES, UMA VEZ QUE SERÁ PROCESSADO PELOS 26 INVESTIGADOS E AJUIZA AÇÕES CONTRA O MP DE SP.