quarta-feira, junho 09, 2010

Opep diz que entrada do Brasil na entidade é praticamente certa

O diretor-geral para a Arábia Saudita da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Majid Moneef, sinalizou nesta terça-feira que a entrada do Brasil na entidade é praticamente certa ao afirmar que a decisão depende exclusivamente do próprio País.


Ele esteve na Conferência da Associação Internacional de Economia da Energia, a IAEE's Rio 2010, onde disse que o Brasil ainda não tem um grande potencial de produção de óleo e gás, "mas terá em alguns anos e será bem vindo", ao fazer referência às descobertas das reservas na camada do pré-sal.

Para ele, as reservas dos campos gigantes do pré-sal devem levar o País a figurar entre os mais importantes agentes mundiais do setor em um futuro próximo. O executivo citou projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que indicam que o Brasil poderá chegar a 2020 exportando cerca de 2 milhões de barris diários de petróleo. Pelas estimativas, a produção interna deve passar dos 2,2 milhões de barris por dia, em 2010, para 5,1 milhões de barris, de média diária, em 2019.

Nenhum comentário: