quinta-feira, agosto 28, 2008

Argentina - Buenos Aires - La Boca


O bairro de La Boca foi originalmente o local do primeiro porto de Buenos Aires. Seu nome se deve à existência do rio Riachuelo, que com uma grande boca desembocava no Rio da Prata.


No final do século XIX o bairro recebeu um enorme contingente de imigrantes principalmente italianos que ali se instalaram e com poucos recursos financeiros começaram a construir casas com chapas de zinco e madeira acima do solo para evitar as freqüentes inundações, que ocorriam na época, e pintá-las com as sobras de tinta dos barcos que ancoravam no porto.


Estas cores vibrantes, entre as quais o vermelho, verde, azul, amarelo e laranja, se converteram na inspiração do pintor argentino Benito Quinquela Martín que cresceu em La Boca e começou a sua carreira artística retratando a paisagem e a vida cotidiana da gente do porto. Além das casas coloridas que tornaram a característica inconfundível do bairro, o hoje fedorento e poluído Riachuelo, os barcos abandonados, a antiga ponte de ferro em desuso e as edificações na outra margem do rio completam a paisagem à Vuelta de Rocha, uma pracinha com forma de barco, onde encontramos nas proximidades entre outras coisas, cafés, cantinas e restaurantes.



Dizem que foi em La Boca que o tango nasceu, mas o bairro também tem outras atrações que merecem sua visita: o museu ao ar livre da Rua Caminito (fotos abaixo), o museu de Bellas Artes de La Boca e o museu de Cera.


Na Rua Caminito encontram-se as casas que são verdadeiros museus à céu aberto, com artistas populares e até uma loja de souvenir. Cuidado com os descuidistas de plantão, que metem mesmo a mão no seu bolso. Fique atento.







Outra atração imperdível em La Boca é o estádio La Bombonera. É realmente emocionante para quem gosta do assunto futebol. Tem um museu anexo com uma estátua de Maradona e vários tipos de artigos do Boca Juniors, desde copos até agasalhos. O estádio está sempre aberto para visitações e vem gente do mundo inteiro, de todas as idades e sexo. Vale a pena!




Dica: evite andar sozinho no bairro de La Boca fora da redondeza onde ficam as casas coloridas conhecidas como museu a céu aberto Caminito, principal atração do bairro.

Nenhum comentário: