quarta-feira, agosto 27, 2008

Argentina - Buenos Aires - Recoleta




Recoleta é um dos bairros de visita obrigatória em Buenos Aires. O nome foi dado devido à permanência do Convento dos Frades Recoletos que ali se instalaram.


Lá encontra-se também a maior concentração de filiais das mais importantes lojas de roupa do mundo, centros comerciais e culturais consideráveis e um centro gastronômico ganhador de muitos prêmios internacionais, da Capital Portenha.




É também um lugar de grande interesse histórico e arquitetônico com muitos museus, esculturas, praças e parques.



Existe no bairro uma grande concentração de atrações como o Buenos Aires Design, o Pátio Bullrich, o Centro Cultural Recoleta, o Palais de Glace, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Nacional de Arte Decorativa, a Basílica Nuestra Señora del Pilar, o Cemitério da Recoleta, a Biblioteca Nacional da República Argentina, a Faculdade de Direito, o Parque Thays, a praça Intendente Alvear, a praça Alemania, a praça Austria, a praça Uruguay, a praça Chile e muitas outras praças, instituições de ensino e galerias de arte independentes.
Se você tiver tempo, và ás 18:00 hrs. esperar que a rosa metálica (foto acima) se feche. É um espetáculo à parte. Ela se abre às 06:00hs e se fecha às 18:00 hs.

Algumas visitas mais que obrigatórias:


Basílica Nuestra Señora del Pilar (Basílica Nossa Senhora do Pilar): Endereço: Junín 1892, Recoleta - Inauguração: 1732 - Possui em seu interior um pequeno museu onde se podem apreciar diversos elementos em estilo barroco.




Palais de Glace ou Palacio Nacional de las Artes (Palácio Nacional das Artes): Endereço: Posadas 1725, Recoleta - Declarado monumento histórico nacional: 2004 - Centro de exposições nacionais e internacionais. Inaugurado no início do século XX, com características do estilo francês.




Centro Cultural Recoleta: Endereço: Junín 1930, Recoleta - O Centro Cultural Recoleta oferece diversas atividades. Dispõem de salas para exposições de pintura, desenho e escultura, salas de teatro e outras equipadas para a produção musical. Passou a funcionar como centro cultural a partir de 1980 após uma série de remodelações. O edifício, cuja origem se remonta ao século XVII, é um dos mais antigos da cidade. Seu edifício apresenta estilo italiano.



Aproveite e dê uma passadinha no Hard Rock Café ou tome uma ótima cerveja artesanal com uma tábua de "ahumados", fiambres e queijos, em um dos quiosques.
Mas não deixe de maneira alguma de visitar o famosos Cemitério da Recoleta. O cemitério é a necrópole mais luxuosa e relevante da América Latina tanto pela exuberância de seus mausoléus quanto pela estirpe dos que ali descansam. Setenta mausoléus foram declarados monumentos históricos. Ocupa uma extensão de quatro quarteirões. Existem verdadeiras obras de arte esculpidas, arquitetônicas, em ferro, bronze e mármore, entro outros materiais. É um passeio habitual e você pode encontrar guias especializados para sua visita. Encontram-se os túmulos do Prêmio Nobel de Química Dr. Leloir, Eva Perón (um dos mais visitados), próceres argentinos, presidentes, e muita gente de familia abastada de várias procedências.
DICA: prefira a visita acompanhada por um guia e de preferência um que seja historiador. Peguei um guia chamado Marcos que nos deu uma aula de história argentina por uma meia hora e depois foi uma viagem no tempo. Absolutamente fantástica minha visita por lá.





Um comentário:

safira disse...

Um dia pretendo conhecer a Argentina, o espanhol não é tão dificíl de entender e eu acho o máximo esse idioma.