terça-feira, agosto 26, 2008

Argentina - A Capital Federal



A Argentina é uma festa.


Ir à Argentina ainda é um prazer barato, elegante e único. Come-se bem, bebe-se bem, veste-se muito bem, o clima é agradável (apesar de estar fazendo entre 0º na minima e 6º na máxima no primeiro dia), o povo é relativamente educado e atencioso com brasileiros, que aliás invadiram de vez o País, e o ar do País é totalmente europeu.




Apesar de Buenos Aires ser uma metropóle grande, a Capital Federal é relativamente pequena e segura, pode-se andar a pé tranquliamente. Ficamos em uma hotel chamado Waldorf na Rua Paraguay, que foi estrategicamente escolhido por nossa agente de viagem, por ser próximo a tudo o que interessa visitar em Buenos Aires. Me impressionou a facilidade com que nos localizavámos e chegamos ao destino escolhido. Perto de tudo!





Andar a pé nas ruas da Recoleta é uma viagem à Europa. É praticamente obrigatório a visita a este bairro chique que abriga as ruas com suas árvores caracteristicas, seus prédios e lojas de grifes famosas e caras. A visita ao Centro Cultural e ao Cemitério da Recoleta é outra viagem histórica maavilhosa e imperdível. E não só o túmulo de Evita que está lá não, são pelo menos uns 8 presidentes da Argentina enterrados e as obras de arte à ceu aberto, estão em mausoléus que são avaliados em até 1,5 milhões de Dólares e que pagam altos impostos ao Governo da Argentina. É sensacional!




A arquitetura da Capital Federal é algo de indescritível e a visita à Casa Rosada (foto acima) também faz parte da viagem de qualquer um que vá lá. La Boca e suas belezas rudes é outro ponto obrigatório. Não deixe de se emocionar ao visitar o Estádio la Bombonera, o Museu que fica ao lado e Calçada da Fama.








O hotel em que ficamos fica à 4 quadras da famosa Avenida 9 de Julho (aquela do obelisco). à esquerda íamos até o rico bairro de Palermo, com seus casarões antigos, da era de ouro, quando a Argentina possuia todos os indicadores cultirais e financeiros, da Europa, e que hoje abrigam as embaixadas. É lindo, rico e seguro andar por lá. O ideal é pegar um táxi e passear sem pressa por suas ruas e se maravilhar com a arquitetura dos casarões. As familias tradicionais, que eram possuidoras dessas maravilhosas construções, as venderam na quebradeira da década de 30.


Sair da Capital Federal é preciso cuidado. Pegar um táxi com relacionamento com o seu hotel, para ir a bairros afastados é obrigatório e é bom sempre avisar onde você vai. Um amigo foi há uns 10 anos à Buenos Aires e não se via na ruas pedintes nem papel no chão. Era tudo muito seguro e limpo, mas quase 80 anos de desmandos politicos, ditadores militares, corrupções equebradeiras seguidas, estão deixando a Argentina mais "sul-americana" e já se vê pessoas jogando papel, pontas de cigarros e outros pequenos lixos no chão. Vi inclusive 3 pessoas pedindo dinheiro para comer.

Mas dentro da capital Federal é seguro e as ruas são muito policiadas, sempre tem um policial por perto e alguém pra te dar uma mão. Eles são atenciosos com turistas e principalmente com brasileiros.

Nenhum comentário: