segunda-feira, agosto 25, 2008

Receitas para o fim de semana


Sabado fiz uma receita maravilhosa e tudo de improviso. Até chegar ao mercado de peixes e mariscos do Mucuripe, eu não sabia ao certo o que ia comer. Chegando lá, os preços do camarão graúdo (R$ 20,00) e da lula média (R$ 12,00) e a vontade de comer massa, me sugestionaram a fazer um tradicional espaguete de frutos do mar. E foi assim...


Espaguete de frutos do mar à minha moda


1 pct de espaguete de grano duro
1 Kg de camarão graúdo descascado
1 Kg de lulas
1/2 Kg de mexilhão ou vongôle ou outra marisco do tipo
1 cálice de vinho branco
3 tomates sem pele cortados em cubos médios
2 dentes de alho
200 grs de vagem fina cortada
As folhas de 1 maço de espinafre
Azeite extra-virgem
pimenta branca moída na hora
Um pouco de alho-porró
Azeitonas pretas picadas
Sal


Ponha o espaguete para cozinhar e enquanto isso faça os frutos do mar separados. Limpe e corte em aneis as lulas, tempere com pimenta branca e sal e refogue com azeite extra-virgem por não mais de 3 minutos. Reserve


Em outra panela faça as conchas com um pouco de sal, pimenta branca e azeite e deixe na panela até elas se abrirem. Quando elas se abrirem, ponha o cálice de vinho branco e deixe mais 1 minuto. Reserve.


Em uma frigideira refogue os camarões com alho amassado, um pouco de alho-porró, sal e pimanta branca moída, em azeite extra-virgem por não mais de 5 minutos. Reserve.
Agora é a vez dos legumes. Em outra panela refogue no azeite o alho e as vagens até ficarem firmes e macias. Ponha os tomates e o espinafre, mais um pouco de alho-porró, sal e pimenta branca e vá refogando até ficar no seu ponto.
Misture todos os ingredientes à massa e sirva sem medo de ser feliz, pois ficou muito bom mesmo. Os caldos dos mariscos, com o sasbor do alho-porró, da pimenta branca e dos legumes enriqueçeram a massa de forma única.
Experimente também!

Nenhum comentário: