terça-feira, janeiro 20, 2009

MST faz 25 anos e promete muita confusão nas grandes cidades

Imagem: O Globo


O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) completa hoje 25 anos. O movimento que iniciou com certa simpatia por parte da população, acabou virando um nó dificil de desatar. Até o Lula, antigo defensor do MST, agora fala diferente. Os caras se radicalizaram demais. Depois de algumas ações como aquela de destruir mais de 10 anos de pesquisa da Aracruz, até eu fiquei contra!
Para comemorar os 25 anos, o MST coloca como uma das metas para 2009, aumentar sua atuação nos centros urbanos. Fazer novas alianças e direcionar a luta para objetivos especificamente urbanos. A ideia, segundo seus coordenadores, é usar a experiência acumulada pelo MST para ajudar a organizar as reivindicações da população das cidades.
Ou seja, vem por aí invasões em prédios públicos, Universidades, instituições de pesquisas e outros alvos.
Uma das novas bandeiras do movimento é lutar contra contra a privatização da exploração do petróleo recentemente encontrados na costa brasileira. "Nós, como parte da sociedade brasileira, queremos ter o direito de opinar e pelo menos dizer o que nós entendemos desse petróleo", diz João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST. O movimento dos sem-terras é um dos idealizadores de um comitê nacional em defesa do petróleo. Não sei o que tem uma coisa a ver com outra!
Conheça mais sobre os líderes do MST aqui
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: