quinta-feira, agosto 24, 2006

Curso superior de cachaça


Entrei no site do Gilberto Dimenstein e olha só o que encontrei sobre a cachaça:

"A cidade de Salinas, em MG, considerada a capital mundial da cachaça, é a única no Brasil a ter curso superior em Cachaça de Alambique. Aplicada pela Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Salinas, a graduação tem duração de três anos e treina os alunos para atuar em toda a cadeia produtiva da cachaça de alambique (artesanal).

Da produção da cana ao engarrafamento da bebida, o curso tem 31 disciplinas, entre elas a análise físico-química da cachaça, moagem e preparação do caldo, processo de fermentação, destilação e envelhecimento, gestão agroindustrial e ambiental, análise sensorial e aproveitamento dos resíduos da indústria de cachaça.

A graduação começou em agosto de 2005, com 30 alunos - a maioria filhos de alambiqueiros. Os formandos recebem o título de tecnólogo em cachaça."

Agora que o Brasil descobriu, sem vergonha, que a bebida nacional é a cachaça, estão profissionalizando a coisa toda: produção, marketing e vendas. Exportada pro mundo inteiro, a cachaça está em muitos países e tem apreciadores muito exigentes. Que bom!!!

Para saber mais sobre a cachaça:

http://www.museudacachaca.com.br/

http://www.muca.com.br/

http://www.academiadacachaca.com.br/


http://www.fabricadecachaca.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.. meu nome é Éwerton sou estudante do sexto periodo do curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e estamos buscando preencher esta lacuna do setor da cachaça que está em constante expanção.

ewertontecnologo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Hugo, atualmente faço o 3° periodo do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e acho de grande importancia uma divulgação e interesse quanto ao curso pois, apesar de ser um curso novo, não fica para traz em relação a comprometimento de professores e apredizagem dos alunos, muito bom essa importancia recebida ao nosso curso.

hugotaio@yahoo.com.br

Salinas-MG