quarta-feira, agosto 30, 2006

Largou em 10º e chegou em 10º

Francisco Teixeira tem um blog na Internet. Mas quem não tem?

Francisco Teixeira é professor de Economia Politica na Universidade de Fortaleza e na Universidade Estadual do Ceará. Ele também é meu colega de trabalho.

Intelectual, Teixeira escreve e fala o que ninguem quer ouvir, mas é preciso.

Em um artigo publicado no dia 27 de agosto de 2006, no Jornal O Povo, na Coluna Análise Econômica, vejam o que ele escreve (sintetizei um pouco o texto completo, espero que ele me perdôe por isso):

"Quando o Governo das Mudanças assumiu o poder, em março de 1987, o Ceará tinha a 10ª maior economia do país... Em 1990, a economia cearense caia para o 13º lugar... Em 1994 era o 12º... Somente em 1999 recuperou a posição que mantinha em 1986... Em 2003 tinha a mesma posição que ocupava em 1986...
E o Governo das Mudanças que herança deixou? Um projeto envelhecido, com o Estado quebrado e um rombo de R$ 4,2 bilhões de deficit na contabilidade do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) craido por Virgilio Tavora em Dezembro de 1979. Uma herança e tanto para esse governo que assume o poder com a promessa de libertar o Estado das peias do atraso economico-social e do conservadorismo politico-clientelista."

Ou seja, O Ceará continua na mesma, mesmo com tudo que foi divulgado desse tal Governo das Mudanças (leia-se tasso Jereissati e seu grupo) em termos de modernidade, de industrialização e de mudanças.

O Estado de Ceará não enriqueceu, mas quem afinal enriqueceu?

Além de extremamente arrogante e prepotente, Tasso é vingativo e costuma isolar quem fere de algum modo seus interesses, que o diga o Governador Lucio Alcantara!

É meus amigos, é como diz o próprio Teixeira:
"Um sistema não pode se desenvolver num ambiente em que o funcionamento do Estado depende da vontade e do capricho de seus governantes..."


Nenhum comentário: