sexta-feira, agosto 18, 2006

Um dos 7 maiores segredos do milênio foi resolvido


Gregori Perelman é um dos maiores matemáticos do mundo na atualidade e é russo. Até aí estaria tudo bem se não fosse pelos seguintes fatos:

Ele resolveu um dos maiores enigmas da matemática: a Conjectura Poincaré. A Conjectura Poincaré é considerado um dos 7 maiores mistérios da matemática no milênio! Nossa mãe que gênio!!

Além de resolver o problema, Gregori acaba de ganhar S$ 1 milhão do Clay Mathematics Institute, em Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter resolvido este problema.

O problema foi formulado em 1904 pelo matemático Poincaré (foto acima).

Tem mais, a solução mexeu tanto com o mundo acadêmico e matemático do mundo, que ele deve também ganhar com toda certeza a Fields Medal ( que é considerado o Nobel de Matemática) e maior honraria da área.

Mas a questão é que Gregori é um recluso. Quase um eremita. Vive recluso e ninguem sabe direito aonde.

Os poucos amigos que o conhecem bem, duvidam muito que ele compareça a qualquer evento ou cerimônia e pior, duvidam também que ele vá reclamar ou compareça para receber prêmio algum em dinheiro.

Gregori colocou sua descoberta na internet em novembro de 2002 e recusou-se a dar entrevistas, dizendo que qualquer publicidade seria prematura – ou seja, até que seu trabalho fosse examinado por outros matemáticos.

O escritor de livros científicos Simon Singh tenta explicar o comportamento excêntrico do matemático: "Ele resolveu o problema. E não se deu ao trabalho nem de publicar (em uma revista cientifica) o seu trabalho. Porque do ponto de vista dele, o problema foi resolvido e isso é o que interessa."

Esses gênios e suas excentricidades!!!

Procura-se Gregori!!!


Fonte: BBC

2 comentários:

Anônimo disse...

SOU APENAS UM ALUNO DE UMA UNIVERSIDADE, E NÃO FAÇO CURSO DE MATEMÁTICA, MAIS O UNIVERSO DOS NUMEROS SEMPRE ME FACINARAM TBM, O QUE ESTE HOMEM FEZ, FOI PRATICAMENTE UM MILAGRE DA GENIALIDADE HUMANA... SE EU TIVESSE UM CERÉBRO DESSES...
EDER M. MENEZES. NOVA PONTE MG, BRASIL..

Anônimo disse...

Realmente, Perelm foi brilhante e excêntrico. Espero que os outros enigmas sejam resolvidos logo. Ops!