segunda-feira, agosto 07, 2006

O que comi neste fim de semana

Este fim de semana recebi a visita de minha querida mãe. Então resolvi caprichar na cozinha.

Sabado:

Lasanha de berinjela

2 Kg de berinjelas grandes
1,5 Kg de tomates maduros
100 g de bacon cortados em cubinhos
100 g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
pimenta de reino
azeite de oliva
ervas finas (compre o potinho de ervas secas mesmo, tem em qualquer supermercado)
3 maços de espinafre fresco
100 g de queijo provolone fatiado
sal grosso

Primeiro tempere os tomates: corte de fatias finas os tomates e os tempere com as ervas, o azeite, a pimenta e o sal grosso (cuidado com o sal grosso).
Pegue uma assadeira grande e unte. Corte as berinjelas em fatias finas no comprido e as acomode na assadeira e leve ao forno alto até que as fatias fiquem torradinhas. Quando todas as fatias estiverem prontas está na hora de montar a lasanha.
Vá montando a lasanha em um refratário com camadas de berinjela, tomates, um pouco de bacon, algumas folhas de espinafre, e um pouco de queijo ralado. Vá fazendo as camadas assim. Por ultimo, ponha uma camada de queijo provolone em fatias (peça para fatiar fino).
Regue tudo com azeite e leve ao forno por pouco tempo, apenas para cozinhar os tomates e derreter o queijo provolone.

Servimos com uma salada de alface e rucula regados com um molho feito com mostarda, azeite, pimenta do reino, sal e alecrim fresco.

Sensacional. Além de maravilhoso o prato é bem leve!!

Domingo

Essa receita tirei do livro O Retorno do Chef sem Mistérios do grande Jamie Oliver, que ganhei do meu irmão no dia de meu aniversário. É surpreendente.

Carré de Porco Recheado com Manga

1 carré inteiro, com osso e tudo (a capa com o couro e a gordura), de uns 2 kgs mais ou menos (peça pro açougueiro cortar inteiro o pedaço) - A bisteca inteira de 2 Kgs também serve.
2 mangas de preferencia Tommy ou Rosa
1 galho de alecrim fresco
3 galhos de erva-doce fresca ( tem em qualquer pão de açucar pra vender)
tomilho à gosto (pode usar o seco que vende em qualquer supermercado)
4 dentes de alho fatiados
4 batatas grandes
1 kg de abobora seca (pode usar qualquer uma desde que seja doce)
Sal grosso
200 g de manteiga em tablete (não use margarina, o sabor fica ruim)

Pegue o tablete de manteiga e deixe em temperatura ambiente. Depois tempere a manteiga com o tomilho, um pouco do alho e as folhas de erva-doce.

Pegue a peça de porco e com uma faca afiada vá separando levemente a carne do osso até que fique uma abertura mas sem soltar totalmente. Dentro dessa abertura ponha quase toda a manteiga, o galho de alecrim e 1 ramo de erva-doce.

Na parte de gordura, faça uns talhos com uma faca na gordura de um dedo mais ou menos de um para o outro. Corte até chegar na carne.

Para entender melhor o corte da peça veja a foto abaixo:

Nesse corte acima a peça já foi fatiada. É só pedir inteira a peça de 2 Kgs. Peça com a gordura e se possível com o couro. Não precisa comer o couro nem a gordura, é só pra manter o sabor da carne e deixa-la mais macia. OBS: Note que a gordura fica de um lado e o osso de outro.

Dê uns furos na carne com a ponta da faca. Ponha mais manteiga nas aberturas e furos da carne.
Descasque as mangas e corte em pedaços grandes.
Recheie a abertura do carré com as mangas e amarre o carré com um barbante em tres partes para manter a carne e a manga dentro da peça.
Esfregue sal grosso por toda a peça e por fim ponha em uma assadeira com a parte da gordura para cima e jogue o resto do alho fatiado.
Arrume a assadeira com as batatas com casca cortadas e cubos medios de abobora sem casca em volta da carne.
Dica: Ponha mais manga em pedaços e jogue pela assadeira.

Asse por umas duas horas ou até que a carne esteja cozida (meta uma faca para sentir a textura).

No final, deve ter ficado uma rosta queimadinha na assadeira. Tire o porco e jogue na assadeira um pouco de cerveja ou vinho branco ou suco de laranja (foi o que eu fiz) ou até agua e com uma espatula vá mexendo até incorporar o molho.

Dica: Compre uns 5 pés de cebolinha e corte somente os talos de 1 palmo mais ou menos. Em uma frigideira ponha azeite e alho e refogue os talhos até fixarem macios. Por ultimo adicione um pouco de sal grosso e sirva como uma salada.

Tire o barbante da carne e sirva com a salada de cebolinha e arroz.

Excepcional, lindo e maravilhoso.

Minha amantissima esposa me fez um comentário: "Foi a primeira vez que você fez essa receita. Você jamais irá faze-la novamente como você a fez hoje".

Preciso de mais algum elogio?

Nenhum comentário: