sexta-feira, agosto 11, 2006

Viajar já foi fácil...

Postei outro dia sobre como os terroristas mudaram nossos hábitos definitivamente, inclusive os de viagem. Leiam o que diz a Lucia Malla no seu excelente blog Uma Malla Pelo Mundo:

"Viajar já foi no passado remoto sinônimo de conquistar novos continentes, e a esses exploradores do passado, restam os louros e agouros da História. Com o advento do avião, viajar para terras longínquas passou a ser uma aventura mais acessível a um público maior. Tornou possível um ato quase de libertação: pôr uma mochila nas costas e ir, sem pensar demais em logística. Bons e românticos tempos, quando o avião era meramente transporte de sonhos... Tempos fadados à extinção em nosso mundo atual, cheio de fronteiras levantadas pelo terrorismo, realidade ironicamente sem fronteiras. Ainda há espaço para tais ímpetos, mas tornam-se cada vez mais raros os viajantes "puristas". Ser
cidadão do mundo requer cada vez mais organização prévia, indo na contramão da filosofia do mochileiro despretensioso.

Eis que a ameaça terrorista de ontem em Londres reforça o mundo pós-11 de setembro, com sua premissa básica de que é necessária muita cautela e queima de neurônios antes de sequer pôr o pé-na-estrada. Avião ainda é transporte de sonhos, agora com pinceladas de pesadelo e sonambulismo. O viajante compulsivo hoje em dia padece, porque precisa pensar muito, em tudo, nos mínimos detalhes, desde a preparação de sua mala até as conexões mais apropriadas."

Nem preciso dizer mais nada, só quem tem prejuízo somos nós brasileiros tratados pelos países ditos de 1º mundo como cidadãos de terceira classe.

Um comentário:

Lucia Malla disse...

Obrigada pelas palavras gentis ao meu bloguinho!! Minhas bochechas estao vermelhas agora! :-)

Sobre viajar... uma depressao toda essa fuzarca. Jah li ateh q os violinistas de uma sinfonica tiveram q ir de trem de Londres a Moscou pq nao deixaram eles entrarem no voo com seus violinos raros e caros. Triste.

Beijos, Vicente.