quinta-feira, julho 12, 2007

De que raça eu sou?

Lendo a um artigo do historiador Timothy Garton Ash publicado nesta quinta-feira no jornal britânico The Guardian, onde ele diz que vislumbra no Brasil "um futuro possível onde exista apenas uma raça", eu me pergunto: afinal, à que raça eu pertenço mesmo?

Um estudo científico estima que cerca de 85% da população brasileira que se autoproclama branca têm mais de 10% de genes africanos, diz o artigo. Como encontrar objetividade em um país em que a população "inventou" 134 termos diferentes para se autodescrever no censo?, questiona Timothy.


Timothy diz ainda:


"O Brasil é um país onde as pessoas celebram, como atributo nacional, a riqueza da miscigenação, dando um significado positivo ao que, nas suas origens, era tratado como uma deturpação norte-americana".



Meus amigos, o problema do Brasil é um só: desigualdade social gritante. Se for resolvido isso (o que não interessa à nossas elites), nem me interessa saber de que raça eu sou!!

Fonte: BBC

Nenhum comentário: