segunda-feira, julho 09, 2007

O que comi nesse fim de semana

Fim de semana atipico pra mim em termos de culinária. Só cozinhei no domingo e rapidamente. Mas saiu alguma coisa interessante:


Sabado:

Comi um filet de Pescada Amarela (grosso) na brasa com sal grosso. Foi lá no Augusto da Picanha. Lá você compra a pescada amarela, o sirigado e o salmão na brasa, no quilo.

Minha esposa diz que nunca se deve pedir peixe em uma casa especialista em carne. mas lá no Augusto isso não se aplica. Os pratos de peixe por lá são de primeira.

Pra acompanhar a pescada amarela na brasa, somente legumes, farofa, vinagrete e a manteiga de alcaparras (que lá é de qualidade e bem servida) e uma batatinha frita. Pronto!


Domingo:


Linguinne com atum, azeitonas, pimentão e tomate

Simples e maravilha de receita. Prefira fazer com atum fresco (foi como eu fiz), mas dá pra fazer com atum em conserva.

1/5 Kg de atum em posta
1 pct. de linguinne (massa italiana)
4 dentes de alho
azeitonas pretas sem caroço
2 pimentões vermelhos e verdes
5 tomates maduros
sal, pimenta do reino e manjericão à gosto
Azeite extra-virgem

Retire a carne do peixe das postas e corte em cubos médios (não muito pequenos). Tempere o peixe com sal e pimenta do reino.

Refogue em azeite o alho até dourar, depois acrescente os pimentões cortados em quadrados médios até assa-los. Ponha então os tomates (sem pele) e deixe refogar até cozinhar. Ponha o manjericão e as azeitonas e refogue mais um pouco. Ponha o peixe na panela e deixe cozinhar por apenas uns 3 minutos (o atum é um peixe que não pode cozinhar muito senão fica seco). Corrija o sal e ponha uma dose generosa de azeite.

Jogue a massa já cozida dentro da panela e mexa bem até incorporar o molho à massa.

Sirva imediatamente!!

Nenhum comentário: