quarta-feira, setembro 05, 2007

Dicas de com o receber e enviar e-mails com segurança

Recebi um e-mail de um amigo com umas dicas que acho bastante pertinente postar. São dicas importantes e indispensáveis nos tempos atuais dos cuidados de receber e enviar e-mails com segurança.

Cuidado e segurança nunca é demais no mundo da WEB. Vejam as dicas:

1- Quando for mandar uma mensagem para mais de uma pessoa, NÃO ENVIE com o "Para" nem com o "Cc" , ENVIE com o "Cco" (Com cópia oculta) ou "Bcc" (no Incredimail) que NÃO mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário. A pessoa vai simplesmente recebê-la, mas não saberá quem são os demais destinatários.

2- Retire do título (Assunto) de sua mensagem os "En", "Enc", "Fwd", e deixe somente o assunto, porque além de deselegante, essa é uma das formas dos spammers saberem que a mensagem tem muitos endereços ali dando sopa e podem também reparar, que estas mensagens contém, pelo menos, muitos endereços de e-mails diferentes. Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet da maioria dos vírus e propagandas indesejadas.

3- NUNCA abra anexos com as extensões . exe e .scr ou qualquer outra extensão desconhecida . Delete-os mesmo que a piada possa ser muito boa (lembre-se que "A curiosidade matou o gato"). Só abra esse arquivo se a pessoa que o mandou for de sua inteira confiança e mesmo assim confirme se essa pessoa realmente te mandou este arquivo.

4-Você NUNCA, mas NUNCA mesmo , deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus, antes de primeiro confirmar se um site confiável, de uma companhia real, o tenha identificado. Tente em: http://www.symantec.com/ ou http://www.antivirus.com/ e mesmo assim, pense duas vezes antes de passar adiante. Lembre-se, alguns vírus podem infectar a máquina só depois de serem lidos no Outlook. É mais um terrível terrorismo on-line.

5- Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará esta causa. E-mails de "abaixo-assinados'' geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder de fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. São apenas meios dos hackers de obterem endereços eletrônicos.

6- NUNCA participe de correntes. Você NÃO vai morrer nem ter má sorte no amor ou algo semelhante, se arrebentar "uma corrente". Isso não é questão religiosa.

7- Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é tão fácil quanto rabiscar os muros de uma área pública. NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita e analise tudo isto antes de repassar aos seus amigos.

8- Cuidado! Muito cuidado ao repassar mensagens-lista de dados de pessoas, que cada uma vai assinando, colocando seu endereço e telefone real. Podem facilmente serem utilizados por assaltantes, seqüestradores, meliantes, maus elementos, etc. etc.

No mais é ter sempre um bom antivirus atualizado e pelo menos uns dois antispywares (uso o Spybot e o Spyware Doctor) também atualizados.

Nenhum comentário: